Notícias

18/05/2016 - 17:28

18 de maio: Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dados do disque-denúncia 100 mostram que, somente no último ano, foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

18 de maio: Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Além do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, o 18 de maio também é de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída em 2000, 27 anos depois de um crime praticado por integrantes de uma tradicional família capixaba que vitimou uma menina de oito anos em Vitória.

A data tem o objetivo de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implementação de ações de políticas públicas para seu enfrentamento.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem participado das discussões sobre o tema por meio do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), órgão deliberativo e controlador da política de promoção e defesa dos direitos da população infanto-juvenil brasileira.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que ocorrem no Brasil, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Desses casos, menos de 20% chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências. Dados do disque-denúncia 100 mostram que, somente no último ano, foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil. E esse número pode ser maior, se considerarmos que muitos desses casos não são denunciados.