Notícias

26/02/2015 - 11:19

2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental

Trabalhos podem ser enviados até 31/3. Evento acontece em junho, na Paraíba

2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental

Entre os dias 4 e 6 de junho, acontece em João Pessoa (PB) o 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME.

O evento terá como tema “Direito às Diversidades: Cidades, Territórios e Cidadania”, com o objetivo central de problematizar as violações de Direitos Humanos nos espaços urbanos.

Atitudes reativas como aquelas que reivindicam agravamento das penas de prisão e de repressão, a exemplo da Diminuição da Maioridade Penal, Internação Compulsória para pessoas em sofrimento mental, usuários de álcool e drogas e População em Situação de Rua, ocupações militares em áreas populares e expulsão de populações de determinadas áreas geográficas para fins de exploração imobiliária, entre outras, são expressões de violações que contradizem os princípios e os direitos constitucionais.

“O 2º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será um importante espaço de reflexão e de pactuação de ações que visem mobilizar diversos atores sociais para questionar e lutar contra os discursos de ódio e de intolerância e a crescente monopolização das cidades em favor do lucro e da exclusão social”, afirma o texto oficial de divulgação do evento.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participará do evento, para o qual são esperados integrantes de movimentos sociais, pesquisadores, estudantes e ativistas de todo o país.

A inscrição de trabalhos, atividades culturais e de economia solidária pode ser feita até o dia até 31/3.

Faça sua inscrição em http://www.direitoshumanos2015.abrasme.org.br/

ABRASME

A ABRASME – Associação Brasileira de Saúde Mental é uma organização não governamental fundada em 2007. Está localizada em Florianópolis e possui filiais em mais de 10 estados do Brasil. Dentre suas principais finalidades estão o apoio na articulação entre centros de treinamento, ensino, pesquisa e serviços de saúde mental; o fortalecimento das entidades-membro e a ampliação do diálogo entre as comunidades técnica e científica e destas com serviços de saúde e organizações governamentais e não governamentais e com a sociedade civil.

A ABRASME realizou quatro congressos nacionais (Florianópolis em 2008, Rio de Janeiro em 2010, Fortaleza em 2012 e Manaus em 2014) com milhares de participantes nacionais e internacionais, e o 1º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental em 2013, em São Paulo.