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14/07/2016 - 12:09

7º CBPOT tem início em Brasília

Serão quatro dias de apresentações de trabalhos e pesquisas sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho

7º CBPOT tem início em Brasília

Foi aberto nesta quarta-feira (13), na capital federal, o 7º Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). O evento, que acontece até o próximo sábado (16), reúne profissionais, pesquisadores (as) em Psicologia Organizacional do Trabalho e estudantes de todo o país.

Durante os quatro dias de atividades, serão realizados diversos cursos, mesas redondas, simpósios, debates, apresentações de trabalhos, lançamentos de livros em temas correlatos à Psicologia Organizacional e do Trabalho. Clique aqui e conheça a programação completa.

Abertura 

A abertura oficial do evento contou com as presenças de representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP), da Universidade de Brasília (UnB), do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), do Governo do Distrito Federal (GDF) e da própria Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT). Além das falas inaugurais, foi realizada uma conferência sobre “Doutrina do Trabalho Decente e as Áreas Temáticas do VII CBPOT” com Stanley Gacek, Diretor Adjunto do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

A presidente do CFP, Mariza Monteiro Borges, manifestou sua satisfação em apoiar um grande evento para a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) com diversa apresentação de trabalhos na área. Borges ressaltou a importância do pesquisador no desenvolvimento de estratégias e técnicas que possam auxiliar o CFP, órgão regulador do exercício da profissão. “Nós só podemos cumprir o nosso papel como órgão que regulamenta e orienta a profissão se estivermos em sintonia com aqueles que fazem com a ciência e a Psicologia no Brasil, assim como o psicólogo que atua como autônomo nos seus consultórios”, reforçou.

O presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), Adriano Peixoto, leu trecho de texto divulgado na última edição do CBPOT, ocorrida em Bonito (MS) em 2014, em que são elencados alguns desafios da Psicologia Organizacional e do Trabalho para os próximos anos, como as relações desiguais de trabalho e renda que persistem no país e a maneira de ampliar a POT para o setor produtivo e o conjunto da sociedade, para além da academia.

A coordenadora geral do evento e coordenadora do curso de Psicologia do UniCEUB, Simone Roballo, apresentou as novidades do evento deste ano em relação a outras edições, como as rodadas de consultoria. Segundo a pesquisadora, essa iniciativa é uma forma de aproximar o setor produtivo da academia e gerar uma interação entre esses atores.

O presidente da Comissão Científica da SBPOT, Jairo Eduardo Borges Andrade, fez um balanço dos dados do VII CBPOT. Segundo ele, até dezembro de 2015, mês limite de inscrições, foram apresentados 675 trabalhos científicos a serem apresentados no evento deste ano. O Congresso contou com mais de 1.000 inscritos.

O diretor adjunto da OIT no Brasil, Stanley Gacek, apresentou a palestra “A Doutrina do Trabalho Decente e sua Relevância para as áreas temáticas do VII CBPOT”. Após fazer uma explanação sobre o início da Organização Internacional e do Trabalho, destacou o contexto da agenda do trabalho decente no Brasil que ocorreu de 2003 a 2014, citando dados como a saída de 30 milhões de pessoas da pobreza. O norte-americano elencou também os desafios das relações de trabalho no país após a crise, como o processo de terceirização.

Atividades pré-congresso 

Antes da abertura, durante todo o dia foram realizados 16 cursos e seis rodadas de consultoria. Dentre os cursos, destacam-se o Avaliação de Desempenho, realizado pelo presidente da SBPOT,  Adriano Peixoto. Ele aponta que a ideia do minicurso é mostrar que a avaliação de desempenho se constrói em cima de um corpo teórico que não é somente da organização e trabalho, mas também da psicologia social. “Existem problemas, soluções e teorias da psicologia social que ajudam a compreender ou a construir a avaliação de desempenho”, complementa.

Peixoto defende a necessidade de uma teoria de desempenho, essencial para a aplicação do processo de avaliação de desempenho na prática. “Quando falamos de teoria de desempenho, falamos de relação entre variáveis. É preciso levar em conta também os principais elementos psicológicos que  influenciam no trabalho do avaliador, do avaliado e do processo de avaliação

O curso “Avaliação e Medidas da Efetividade de Ações de TD&E Presenciais e a Distância” foi ministrado por Thaís Zerbini, professora da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP). A pesquisadora explica que o curso tem como objetivo discutir como tornar mais precisa a estruturação do subsistema “Avaliação de Treinamento”, bem como possibilitar articulações mais intensas entre esse sistema, a estratégia organizacional e as metas e resultados demandados de unidades de trabalho.

O 7º CBPOT terá prosseguimento nesta quinta-feira. Clique aqui e confira a programação para quinta.