Notícias

07/10/2006 - 17:45

8 de outubro, Dia do Psicólogo Latino-americano

Neste domingo, 8 de outubro, pela primeira vez psicólogos de toda a América Latina comemoram o Dia do Psicólogo Latino-americano.

Instituída na última Assembléia da Ulapsi – União Latino-americana de Psicologia, que aconteceu no Brasil, no mês de setembro, paralelamente à realização do II Congresso da Psicologia Brasileira, a data é alusiva ao assassinato do líder revolucionário Ernesto Che Guevara e foi escolhida por significar então a luta pelos ideais de liberdade e pela independência do continente em relação aos interesses coloniais dominantes.

A iniciativa de definição desta data faz parte dos esforços de superação da dispersão vivida pela Psicologia no continente e da busca por se construírem processos de integração profissional, técnica e científica entre os psicólogos latino-americanos.

Ainda em paralelo ao II CBP, em setembro, foi realizado o Encontro intitulado “Diálogos com a Psicologia Latino-americana”, que demonstrou as grandes afinidades existentes entre as realidades sociais aversivas e injustas dos países latinos e os esforços dos psicólogos para se tornarem úteis em suas sociedades, contribuindo na busca de solução para os graves problemas sociais.