Notícias

24/08/2017 - 12:16

9º CNP: Caderno de Deliberações já está disponível

Documento apresenta diretrizes para o Sistema Conselhos de Psicologia nos próximos três anos

Você quer saber quais serão as diretrizes do Sistema Conselhos de Psicologia para os próximos três anos? Já está disponível no site do CFP o Caderno de Deliberações do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado em junho de 2016, em Brasília. O tema do último congresso foi “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e mais igualitária”.

Realizado desde 1994 a cada três anos, o CNP é a instância máxima de decisão do Sistema Conselhos de Psicologia. Por meio de amplo processo democrático, psicólogas (os) de todo o país são convidados a pensar coletivamente o planejamento para a profissão, definindo as diretrizes que devem nortear a atuação do sistema para o triênio subsequente. 

Eixos Temáticos

O documento de 70 páginas é dividido por três eixos: organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade; contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos; e ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

Nos Congressos Regionais de Psicologia (Coreps), 635 propostas foram aprovadas. Após a sistematização, 329 seguiram para deliberação na etapa nacional, realizada em Brasília, entre 16 e 19 de junho de 2016. Ao final dos debates, 267 propostas e 42 moções foram aprovadas.

Além de mobilizar psicólogas (os) do país para definir as linhas de ação que devem ser priorizadas pelos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia, o 9º CNP foi espaço de articulação para composição das chapas que concorreram ao mandato do Conselho Federal de Psicologia para o triênio 2017-2019.

A 9ª edição do CNP reuniu mais de 15 mil pessoas, entre profissionais, estudantes e convidados, em amplo processo participativo realizado em várias fases, de outubro de 2015 a junho de 2016. Ao todo, 440 eventos preparatórios, 256 pré-congressos; 29 pré-congressos livres e 23 congressos regionais (Coreps) foram organizados.

Conheça o Caderno de Deliberações do 9º CNP.