CEP ¬ Curso Breve – O sujeito Freudiano e o Sujeito Lacaniano: Delimitações teóricas e incidências clínicas

CEP ¬ Curso Breve – O sujeito Freudiano e o Sujeito Lacaniano: Delimitações teóricas e incidências clínicas

O objetivo deste curso é, assim, acompanhar a obra de Freud naquilo que ela interpela o tema filosófico clássico do sujeito, ao mesmo tempo em que trataremos da maneira como Lacan lê essa questão na obra freudiana, vindo a explicitar sua própria teoria do sujeito. Nesse percurso, nossa perspectiva tem uma visada clínica, buscando delimitar a especificidade do campo clínico psicanalítico a partir das consequências teóricas e éticas decorrentes da hipótese de um sujeito do inconsciente.

  1. Docente: Mario Eduardo Costa Pereira
  2. O conceito de “sujeito” é um dos mais importantes e polêmicos, tanto na história da Filosofia, quanto no campo psicanalítico.
  3. Em toda sua obra, Freud jamais tematizou diretamente esse termo, exceto em “Pulsão e Destinos da Pulsão” (1915), onde considera que, ao se atingir o terceiro tempo do circuito da pulsão, ocorreria a aparição de “um novo sujeito” (ein neues Subjekt). A leitura proposta por Lacan dessa teorização freudiana é a de que se trata do advento do sujeito, não como um dado primeiro, mas como efeito do circuito pulsional (cf. Godino Cabas em seu importante livro sobre esse tema: “O Sujeito na Psicanálise de Freud a Lacan”, 2009, p. 24).
  4. De fato, o próprio Freud já havia se dado conta da profundidade do descentramento da concepção tradicional de “homem” produzida por sua teoria do inconsciente: o Eu racional e autoconsciente sobre o qual o homem ocidental construiu suas bases identitárias não é o senhor de sua própria casa. Lacan vê aqui o quanto o sujeito do inconsciente, decorrente da descoberta freudiana, desestabiliza definitivamente o sujeito cartesiano.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 20/05/2017 09:00

Fim do evento: 20/05/2017 16:00


E-mail: cep@centropsicanalise.com.br
Site: www.centropsicanalise.com.br
Telefone: (11) 3864-2330
Endereço: Rua Almirante Pereira Guimarães, 378 - Pacaembú