Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Criminal Profiling – Psicologia Investigativa

Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Criminal Profiling – Psicologia Investigativa

Apresentação: Segundo o autor Agrapart Delmas (2001), o profiling consiste num processo de análise criminal que associa as competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano. Único no Brasil, este curso pretende explorar técnicas de investigação criminal no que concerne à definição do retrato psicológico e perfil criminal, sendo criado em resposta a uma necessidade de capacitação detalhada de profissionais que têm interesse em ciência forense e criminal e que buscam investigar o comportamento predatório e possam atuar na elaboração da análise criminal. Durante o curso serão abordados temas como a análise de cena de crime, o “modus operandi”, a assinatura do delinquente, o perfil geográfico e a vitimologia entre outros. Através da vitimologia, se estudará o risco e exposição da vítima, seu estilo de vida e análise de avaliação de risco. O aluno conhecerá os diferentes elementos de análise que se usam para realizar um perfil criminológico. O curso de Criminal Profiling analisa os motivos e as intenções dos criminosos em série, observando minuciosamente todos os vestígios psicológicos por eles deixados no local do crime. Hoje em dia, as agências policiais internacionais confiam, cada vez mais, no trabalho dos peritos forenses para conduzir os seus processos de investigação. Esta procura deve-se ao aumento significativo e constante das psicoses e psicopatologias, em que o agente policial, ao realizar o perfil do criminoso, procura combater o crime através de uma perspectiva diferente.

  1. Programa:
  • Duração: 24 meses
  • Aulas: 01 encontro presencial por mês (Sexta: 18h às 23h / Sábado: 8h às 18h)
  • Aulas presenciais: 360 h
  • TCC – 40 h
  • Estágio Supervisionado - 120 h - a ser realizado na própria cidade onde o aluno reside, através de convênio com o IPEBJ.
  • Atividades extras: 200 h – estudo dirigido, avaliações, participação em eventos da área, dentre outras atividades afins.
  • Carga horária total: 720 h
  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO através do site.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 17/03/2017 18:00

Fim do evento: 17/03/2019 18:00


E-mail: ipebj@ipebj.com.br
Site: http://www.ipebj.com.br/curso/criminal-profiling-psicologia-investigativa
Telefone: (16) 3043-5638
Endereço: Hotel Mar Palace Copacabana - Av. Nossa Senhora de Copacabana, 552 | Rio de Janeiro-RJ