I Jornada GAAPCC – Por que é tão difícil mudar?

I Jornada GAAPCC – Por que é tão difícil mudar?

Trata-se de um Worshop com or Professor Carlo Diclemente da University of Maryland. O objetivo do Workshop é apresentar o Modelo Transteórico de Mudança (MTT) de comportamento e sua aplicação em saúde pública. O MTT é um modelo de tratamento para auxiliar pessoas a modificarem comportamentos considerados refratários em saúde tais como o uso de tabaco, álcool e outras drogas. Neste contexto o MTT já demonstra consideráveis evidências científicas de efetividade e é difundido no mundo todo, inclusive no Brasil por meio de Cartilhas do INCA e de módulos do programa SUPERA. O MTT pode ser utilizado para auxiliar em outras mudanças comportamentais tais como adesão a exercício físico, dietas e a outros comportamentos em saúde. O que torna este tratamento eficaz é seu caráter motivacional por meio do qual profissional de saúde auxiliam pessoas a como mudar comportamentos por meio do trabalho com os processos de mudança, tomada de decisão para mudança e autoeficácia. Os estágios de mudança também são um poderoso recurso para compreender a postura que as pessoas tem frente aos desafios de fazer diferente e podem auxiliar o profissional de saúde a tomar a conduta adequada com base na prontidão de mudança de cada sujeito. Considerando estes aspectos teóricos, o Workshop terá como premissa oferecer técnicas de aplicação do modelo em saúde pública para potencializar esta como uma ferramenta eficaz na obtenção de resultados satisfatórios em prevenção primária e secundária.

  1. Visa capacitar os participantes quanto ao processo relacional da prática profissional e sobre as variáveis motivacionais presentes no processo de mudança de comportamento em saúde. A qualificação da escuta empática e perspectivas estratégicas de resposta tendem a favorecer os espaços de acolhimento nos diferentes contextos de escuta profissional, o que se configura como absolutamente relevante para a constante melhoria das intervenções profisisonais, seja no âmbito da saúde pública, seja nos demais setores de rede de atenção ao cidadão ou no contexto de pesquisa pela desenvolvimento de intervenções em saúde testadas empiricamente com rigor científico.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 12/05/2017 08:00

Fim do evento: 13/05/2017 18:00


E-mail: educacao.continuada@pucrs.br
Site: https://www.facebook.com/Grupo-Avalia%C3%A7%C3%A3o-e-Atendimento-em-Psicoterapia-Cognitivo-e-Comportamenta-172434892876288/
Telefone: (51) 3320-3727
Endereço: Av. Ipiranga, 6681 Partenon - Porto Alegre / RS