T.R.I. Terapia de Reciclagem Infantil Com Renato e Marina Caminha

T.R.I. Terapia de Reciclagem Infantil Com Renato e Marina Caminha

A demanda clínica para o atendimento de crianças e adolescentes é crescente. Deste modo intervenções bem estruturadas abreviam o tempo do processo terapêutico e promovem resiliência nessa importante etapa da vida.

  1. A demanda clínica para o atendimento de crianças e adolescentes é crescente. Deste modo intervenções bem estruturadas abreviam o tempo do processo terapêutico e promovem resiliência nessa importante etapa da vida.
 
  1. A T.R.I. é a forma abreviada de “Terapia de Reciclagem Infantil” e ainda forma o acrônimo – Trabalhe as suas Emoções; Recicle os seus Pensamentos e Inove os seus Comportamentos.
  2. É um dispositivo psicoterapêutico desenvolvido pelos psicólogos Renato Caminha e Marina Caminha, formado por duas modalidades de intervenção: a primeira utilizada para o tratamento de contextos clínicos como depressão e ansiedade e a segunda com aspecto preventivo para trabalhos em grupo em instituições escolares, postos de saúde ou grupos comunitários.
  3. A T.R.I. é composta em sua estrutura fundamental por três instrumentos denominados pelos autores como ferramentas de acesso a criança: Baralho das Emoções, Baralho dos Pensamentos e Baralho dos Comportamentos. Tais instrumentos sustentam os princípios básicos que as psicoterapias cognitivas trazem em seu modelo axiomático, desse modo, possibilitam uma psicoterapia e um modelo preventivo nas bases cognitivo comportamentais.
  4. Ela foi desenvolvida no intuito de formalizar uma intervenção do início ao fim do processo psicoterapêutico com a criança, levando em conta que protocolos de infância, de um modo geral, são parciais e direcionados a um funcionamento psicopatológico específico.
  5. Nos dias de hoje as pesquisas científicas apontam cada vez mais para a importância do desenvolvimento emocional, ou seja, a capacidade da regulação das emoções, bem como das cognições e comportamentos na promoção de resiliência e consequentemente saúde mental.
  6. Atualmente este modelo faz parte de nosso ambulatório no InTCC-RS integrando protocolos de pesquisa de eficácia.
  7. BARALHO DAS EMOÇÕES: acessando a criança no trabalho clínico.
  8. Instrumento que visa o trabalho psicoeducativo com as crianças e adolescentes acerca do reconhecimento, evocação, verificação de intensidade e frequência de ativação das emoções, bem como da adequação entre emoções e respostas comportamentais. Ajuda o desenvolvimento da empatia e consequente incremento de socialização.
  9. BARALHO DOS PENSAMENTOS: reciclando ideias, promovendo consciência.
  10. Instrumento que visa trabalhar com a criança e com o adolescente a relação existente entre os pensamentos, ou seja, a interpretação, os processos cognitivos derivados das emoções e a relativa consequência na manutenção de emoções e comportamentos negativos. O instrumento possui também um mapeamento cognitivo das principais cognições associadas as emoções consideradas básicas como: alegria, amor, tristeza, raiva, medo e nojo e a relação das mesmas com as principais patologias de humor e ansiedade na infância e adolescência.
  11. BARALHO DOS COMPORTAMENTOS: o efeito bumerangue.
  12. Instrumento que visa trabalhar com a criança e o adolescente o espectro dos comportamentos derivados de comportamentos que ajudam e que não ajudam. O comportamento é aqui entendido e relacionado ao processamento emocional e cognitivo apontados nos instrumentos anteriores. Serão trabalhadas classes comportamentais no intuito de desenvolvermos comportamentos mais cooperativos e com maior índice de empatia e socialização.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 08/06/2017 09:00

Fim do evento: 09/06/2017 18:30


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