X JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

X JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Evento Internacional sobre a Teoria das Representações Sociais, chega a sua X Edição em Belo Horizonte/MG/ Brasil. A Teoria das Representações Sociais ocupa um importante espaço na Psicologia Social e em outras áreas do conhecimento. O acentuado ritmo de desenvolvimento desse campo de estudos no Brasil tem levado a produção brasileira a se beneficiar do intercâmbio com pesquisadores estrangeiros nas Jornadas Internacionais sobre Representações Sociais (JIRS), proporcionando uma significativa contribuição ao campo internacional, como reconhecem diversos autores europeus e latino-americanos.

  1. A Teoria das Representações Sociais ocupa um importante espaço na Psicologia Social e em outras áreas do conhecimento. O acentuado ritmo de desenvolvimento desse campo de estudos no Brasil tem levado a produção brasileira a se beneficiar do intercâmbio com pesquisadores estrangeiros nas Jornadas Internacionais sobre Representações Sociais (JIRS), proporcionando uma significativa contribuição ao campo internacional, como reconhecem diversos autores europeus e latino-americanos.
  2. A primeira Jornada Internacional sobre Representações Sociais foi realizada em 1998, em Natal/RN, e reuniu cerca de 300 pesquisadores, docentes e estudantes de todas as regiões do país, bem como da França, Grã-Bretanha, Portugal, Suíça, Cuba e Venezuela, em torno do tema central “Teoria e campos de aplicação”. Este evento teve repercussões importantes para o avanço da pesquisa em Representações Sociais no país. Em função do seu sucesso, decidiu-se dar continuidade a este evento internacional, em princípio sediado em países da América Latina, mas tendo o Brasil como referência. Desde então, as Jornadas passaram a acontecer a cada dois anos e já tiveram como sede Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, João Pessoa/PB, Brasília/DF, Buenos Aires (Argentina), Vitória/ES, Recife/PE e Teresina/PI. A partir de 2003, a Jornada Internacional sobre Representações Sociais tem sido realizada em conjunto com a Conferência Brasileira sobre Representações Sociais.
  3. Procurando avançar na discussão dos temas que embasaram as Jornadas e Conferências anteriores, a X Jornada Internacional e VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais que têm como tema “Representações Sociais: Campos, Vertentes e Fronteiras”, possuem os seguintes objetivos:
  4. - Criar um espaço para a comunicação e o debate de estudos e pesquisas no campo das Representações Sociais, no âmbito de diferentes áreas de atividade humana, através da apresentação e discussão de análises teórico-conceituais e de resultados de pesquisas empíricas, que contemplem também a produção de propostas de intervenção nos referidos campos.
  5. - Contribuir para o desenvolvimento interdisciplinar, particularmente com a área de ciências humanas e sociais, através de reflexões sobre as articulações entre diferentes áreas do conhecimento, com vistas à intensificação, aprofundamento e diversificação da produção no campo de estudo das representações sociais.
  6. - Fomentar articulações entre a Teoria das Representações Sociais e outras teorias e conceitos da Psicologia através do debate acadêmico, favorecendo o diálogo teórico entre pesquisadores e inovações metodológicas.
  7. A Teoria das Representações Sociais ocupa um importante espaço na Psicologia Social e em outras áreas do conhecimento. O acentuado ritmo de desenvolvimento desse campo de estudos no Brasil tem levado a produção brasileira a se beneficiar do intercâmbio com pesquisadores estrangeiros nas Jornadas Internacionais sobre Representações Sociais (JIRS), proporcionando uma significativa contribuição ao campo internacional, como reconhecem diversos autores europeus e latino-americanos.
  8. A primeira Jornada Internacional sobre Representações Sociais foi realizada em 1998, em Natal/RN, e reuniu cerca de 300 pesquisadores, docentes e estudantes de todas as regiões do país, bem como da França, Grã-Bretanha, Portugal, Suíça, Cuba e Venezuela, em torno do tema central “Teoria e campos de aplicação”. Este evento teve repercussões importantes para o avanço da pesquisa em Representações Sociais no país. Em função do seu sucesso, decidiu-se dar continuidade a este evento internacional, em princípio sediado em países da América Latina, mas tendo o Brasil como referência. Desde então, as Jornadas passaram a acontecer a cada dois anos e já tiveram como sede Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, João Pessoa/PB, Brasília/DF, Buenos Aires (Argentina), Vitória/ES, Recife/PE e Teresina/PI. A partir de 2003, a Jornada Internacional sobre Representações Sociais tem sido realizada em conjunto com a Conferência Brasileira sobre Representações Sociais.
  9. Procurando avançar na discussão dos temas que embasaram as Jornadas e Conferências anteriores, a X Jornada Internacional e VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais que têm como tema “Representações Sociais: Campos, Vertentes e Fronteiras”, possuem os seguintes objetivos:
  10. - Criar um espaço para a comunicação e o debate de estudos e pesquisas no campo das Representações Sociais, no âmbito de diferentes áreas de atividade humana, através da apresentação e discussão de análises teórico-conceituais e de resultados de pesquisas empíricas, que contemplem também a produção de propostas de intervenção nos referidos campos.
  11. - Contribuir para o desenvolvimento interdisciplinar, particularmente com a área de ciências humanas e sociais, através de reflexões sobre as articulações entre diferentes áreas do conhecimento, com vistas à intensificação, aprofundamento e diversificação da produção no campo de estudo das representações sociais.
  12. - Fomentar articulações entre a Teoria das Representações Sociais e outras teorias e conceitos da Psicologia através do debate acadêmico, favorecendo o diálogo teórico entre pesquisadores e inovações metodológicas.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 12/08/2017 09:00

Fim do evento: 15/08/2017 17:00


E-mail: secretaria@jirs2017.com.br
Site: http://www.jirs2017.com.br
Telefone: (31) 3241-5123