Notícias

07/07/2016 - 12:22

Abertura do 3º Conpcer celebra diversidade na Psicologia

A presidente do CFP, Mariza Borges, participou da mesa de abertura do Congresso de Psicologia do Cerrado, que tem aproximadamente 1.500 inscritos

Abertura do 3º Conpcer celebra diversidade na Psicologia

Com aproximadamente 1.500 inscritos, foi aberto nesta quarta-feira (6) o 3º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer), em Cuiabá (MT). A abertura do evento teve participação da presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, e foi marcada por atividades culturais, como apresentações do sexteto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e do Coral da Secretaria de Educação do Mato Grosso. A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade de Cuiabá (Unic), na capital mato-grossense.

Borges elogiou a organização do evento e sua pluralidade, com a presença de profissionais e estudantes da área, não somente do Cerrado, mas de várias regiões do país. “Isso me fez pensar nas múltiplas possibilidades de combinar a diversidade sociorregional com a diversidade da Psicologia. Também me fez sonhar com o espaço que terá a pluralidade dos saberes e teorias da Psicologia, em um evento onde existe uma diversidade muito grande”, destacou. Nesta edição, o tema do Congresso é “Caminhando pelo Cerrado: diversidades, saberes e fazeres da Psicologia”.

A titular do CFP também expressou alegria pelo número de cursos de Psicologia oferecidos em instituições de ensino do estado. De acordo com o Conselho Regional do Mato Grosso (CRP 18), são dez cursos reconhecidos ou autorizados em vários municípios.

“Estamos conseguindo sair dos grandes centros urbanos, interiorizando a Psicologia. É fato importante para sonhar com o dia que todos os brasileiros, que desejarem, poderão contar com um profissional da área. Que tenhamos políticas públicas pensadas com a ajuda da Psicologia e que possamos pensar em um mundo melhor”, concluiu Borges.

O Conselheiro presidente do CRP 18, Alcindo José Rosa, coordenador geral do 3º Conpcer, deu as boas-vindas aos presentes, falou da diversidade do Cerrado e como foi pensada cada atividade. Ele agradeceu o apoio do CFP, de Conselhos Regionais e de universidades ao evento.

Até sábado (9), as (os) presentes participarão de seminários, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos e apresentações de trabalhos.

Política de drogas

O secretário adjunto de Justiça do Mato Grosso, Paulo Roberto Santana Júnior, participará da mesa “Rede de atenção para pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas”, na tarde desta sexta-feira (8). Na abertura do evento, o secretário elogiou os temas abordados na programação e agradeceu a oportunidade de debater sobre a política de drogas juntamente com profissionais da Psicologia. Ele observou que o posicionamento da categoria tem foco nos direitos humanos e na saúde pública, considerando que a atual política sobre o tema não tem produzido os resultados esperados e agrava a situação da violência.

“Um sentimento conflitante com o que vemos na Superintendência (de Políticas) sobre Drogas. Temos percebido a atenção e cuidado dados para os usuários, e quanto aqui (no Mato Grosso) ainda temos optado por metodologia arcaica, internações compulsórias, além de investimentos de recursos dos municípios nessa política. Aqui poderemos discutir essa questão com qualidade e encontrar novos caminhos”, enfatizou.

Saúde mental, violações de direitos das populações indígenas, saúde do trabalhador e gestão de riscos e desastres são outros temas na programação. As atividades a partir desta quinta-feira (7) acontecem no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) – Várzea Grande (MT).

CFP no 3º Conpcer

Os conselheiros do CFP Rogério Oliveira e Maria da Graça Jacques, além da integrante da Comissão Nacional de Formação (Confor) da autarquia Vera Lúcia Morselli, também estavam presentes na abertura e serão conferencistas no evento. Saiba mais sobre a participação do Conselho.

_P2A9908_P2A9968_P2A9950