Notícias

14/10/2016 - 16:58

Artigo analisa discursos sobre a redução da maioridade penal

Estudo elaborado por pesquisadoras de Santa Catarina analisou publicações da rede social Facebook

Artigo analisa discursos sobre a redução da maioridade penal

“Tá com dó? Leva pra casa!” Análise dos discursos favoráveis à redução da maioridade penal em rede social é o artigo desta semana da edição 36.2 da revista Psicologia: Ciência e Profissão.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publica em seu site e nas redes sociais, todas as semanas, um texto do periódico – cuja versão eletrônica se encontra na plataforma SciELO. Assim, a autarquia intensifica a busca pelo conhecimento científico, a fim de expandir o alcance de conteúdos acadêmicos para a categoria e para a sociedade.

As autoras do artigo são Heloísa Petry (mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC) e Deise Maria do Nascimento (doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC).

Pesquisa

O objetivo da pesquisa é analisar as proposições favoráveis à redução da maioridade penal expressas em publicações de uma página virtual da rede social Facebook. Segundo o resumo, “constata-se que a volúpia punitiva se expressa de maneira seletiva e hierárquica sobre determinados adolescentes, de modo que o recrudescimento da punição é concebido como estratégia de resolução a problemas sociais supostamente gerados por uma sociedade protetiva e permissiva”.

O artigo aponta ainda que, a partir do diálogo entre campos de saber interdisciplinares, problematiza-se a implicação destes pressupostos acerca da redução da maioridade penal no que tange à constituição do sujeito autor de ato infracional e dos sujeitos produtores destes discursos, assim como o impacto destas afirmativas em sociedades marcadas por relações excludentes.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.