Notícias

13/12/2016 - 16:05

Assista ao vídeo “Recovery (Restabelecimento): Vivências e Práticas”

Peça audiovisual reúne depoimentos de especialistas, usuários e familiares em torno da reflexão sobre serviços e programas em Recovery

Assista ao vídeo “Recovery (Restabelecimento): Vivências e Práticas”

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lança o vídeo “Recovery (Restabelecimento): Vivências e Práticas”, sobre a abordagem de tratamento em saúde mental que considera, como elemento fundamental, a orientação de recuperação e empoderamento de pessoas em sofrimento mental.

O vídeo, gravado durante o 1˚ Colóquio Internacional em Recovery, realizado em São Paulo em maio, reúne depoimentos de especialistas, usuários e familiares em torno da reflexão sobre conceitos, serviços e programas que promovem a reestruturação da assistência psiquiátrica – salvaguardando os direitos civis, a dignidade e os direitos humanos dos usuários com vistas à garantia da sua cidadania.

De acordo com a psicóloga Graziela do Carmo Reis, uma das organizadoras da atividade, a superação do modelo manicomial encontra ressonância nas políticas de saúde mental do Brasil, Estados Unidos e Itália. Ela destaca que, apesar dos significativos avanços produzidos nos últimos anos, obstáculos e dificuldades em fazer avançar a reforma psiquiátrica continuam sendo o maior desafio. “Ainda vivemos num Estado Democrático de Direito frágil e excludente. Os usuários dos serviços em saúde mental ainda vivem em vulnerabilidade psicossocial e sofrem diferentes modalidades de violência. As redes de apoio aos usuários, familiares e serviços ainda precisam ser fortalecidas e reconhecidas socialmente”, afirma Reis, que representa o CFP no IRCC.

O vídeo, assim como o Colóquio, é uma iniciativa do CFP em parceria com IRCC, Yale Program for Recovery and Community Health, Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Campinas (Unicamp), Programa de Extensão em Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e Universidade Paulista (Unip).

Confira o vídeo: