Notícias

20/05/2016 - 16:31

Belo Horizonte sedia colóquio sobre o protagonismo do usuário no cuidado em Saúde Mental

Evento acontece na próxima segunda (23)

Belo Horizonte sedia colóquio sobre o protagonismo do usuário no cuidado em Saúde Mental

Na próxima segunda-feira (23), será realizado em Belo Horizonte (MG) o colóquio “O usuário como protagonista no cuidado em Saúde Mental”, que tratará, dentre outros temas, do modelo de Recovery – uma abordagem de tratamento em saúde mental que considera, como elemento fundamental, a orientação de recuperação e empoderamento dos usuários. O evento, aberto ao público, acontece no auditório do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro).

O colóquio é apoiado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Ao abordar a importância do usuário como protagonista no cuidado em Saúde Mental, a atividade proporcionará um ambiente de apresentação e debate sobre as experiências em Recovery, como a dos escutadores de vozes e a prática do Suporte de Pares.

“Trata-se de um evento que tem como objetivo maior proporcionar o protagonismo dos usuários nos serviços de saúde mental. Nós estamos apostando na promoção da cidadania emancipada que gera a autonomia dos usuários”, explica Rogério Oliveira, conselheiro do CFP, que participará da abertura do evento.

Participam dos debates, pela manhã, as convidadas Claire Bien, profissional e relações públicas e comunitárias para o The Connection (ONG prestadora de serviços humanos em Connecticut), escutadora de vozes e militante em saúde mental, e Yolanda Herring, assistente de pesquisa e especialista em Suporte para Recovery do Programa para Recovery e Saúde Comunitária (PRCH) do Departamento de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Yale.

A tarde contará com as presenças de Chyrell D.M. Bellamy, Phd e Mestre em Serviço Social, Diretora de Serviços/Pesquisa em Suporte de Pares do Programa para Recovery e Saúde Comunitária UPRCH e Professora Assistente do Departamento de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Yale, e Kimberly Guy, pesquisadora e supervisora de suporte de Pares/Recovery, Treinadora e Especialista em Engajamento do Programa para Recovery e Saúde Comunitária (PRCH) do Departamento de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Yale.

O encerramento será feito por Mark Napoli Costa, psiquiatra, Mestre em Saúde Pública e Pós-Doutorando do Programa para Recovery e Saúde Comunitária (PRCH) do  Departamento de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade da Yale e militante da reforma em saúde mental.

Coordenarão as mesas Graziela Reis, psicóloga, especialista em Planejamento, Gestão e Estratégia em Saúde Pública; Paulo dos Reis Braga, Presidente da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) e membro do Conselho Estadual de Saúde de MG; Soraia Marcos, psicóloga e militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental, e Silvia Maria Ferreira, Vice-presidente da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) e membro da Coordenação Colegiada da Suricato.

O colóquio é realizado pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM-MG), do Fórum Mineiro de Saúde Mental, do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Suricato.

O Recovery e o avanço da reforma psiquiátrica brasileira

A atual gestão do CFP tem investido no intercâmbio de informações sobre o Recovery com o objetivo de estimular o avanço da reforma psiquiátrica brasileira.  A meta é buscar conhecer a abordagem, experimentá-la em projetos piloto no contexto brasileiro e avaliar criticamente, para poder assim inspirar programas efetivamente adaptados às condições e à direção ético-política da reforma no Brasil.

E alguns projetos já estão acontecendo em nosso país desde 2005, diretamente inspirados pelas abordagens do recovery e empoderamento: a difusão do uso de narrativas pessoais de vida com transtorno, os grupos de ajuda e suporte mútuos facilitados pelos próprios usuários ou familiares, a Gestão Autônoma da Medicação, os grupos de ouvidores de vozes, o projeto Familiares Parceiros do Cuidado, participação de usuários em pesquisas acadêmicas, as primeiras experimentações com cartão e plano de crise, a Comunidade de Fala, entre outros.

Serviço: 

Colóquio “O usuário como protagonista no cuidado em Saúde Mental”

Dia 23, às 8h30

Local: SinPro MG – Auditório do Sinpro Minas, Rua Jaime Gomes, 198, Floresta – BH