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09/06/2016 - 11:45

Brasília sedia 8º Colóquio de Psicologia Escolar

É possível se inscrever até o dia 19 para o evento da UnB, que busca contribuir para atualizações em temas ligados à formação e à atuação na área

Brasília sedia 8º Colóquio de Psicologia Escolar

A Universidade de Brasília (UnB) sedia, de 22 a 24 de junho, o 8º Colóquio de Psicologia Escolar, voltado ao enfrentamento dos desafios impostos pelas transformações que ocorrem cotidianamente no contexto educativo. O evento busca contribuir para uma formação em Psicologia baseada numa leitura crítica da realidade escolar e social, embasando propostas e orientações teórico-metodológicas que auxiliem o (a) psicólogo (a) que trabalha na interface com a Educação. É possível se inscrever até o dia 19.

A conferência de abertura será ministrada pelo professor Antonio Nóvoa, da Universidade de Lisboa, Portugal. As atividades incluem conferências, minicursos, mesas-redondas, painéis, sessões de comunicação oral e lançamento de livro.

O Colóquio é organizado pelo Laboratório de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da UnB. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participará, por meio da Comissão Nacional de Psicologia na Educação (PsinaEd), de mesa sobre políticas de inserção da Psicologia na Educação com professoras da UnB do Instituto de Psicologia e do Serviço Social.

Estudantes de Psicologia da Universidade estão isentos da taxa de inscrição. Para outros universitários, o valor é R$ 30, e para os profissionais, R$ 60.

Sobre o campo

Conforme explica a página do evento, a Psicologia Escolar contemporânea, como campo de reflexão teórica, de pesquisa e de intervenção profissional, aponta para uma interface entre as áreas da Psicologia e da Educação, apresentando atuações e mediações psicológicas em espaços educativos e modalidades de ensino, de modo a potencializar a ocorrência de situações de sucesso no desenvolvimento profissional, pessoal e coletivo. Leia mais.

O 8º Colóquio se insere na construção de escolhas teóricas críticas que atribuam sentido e significado a uma transformação político-social contextualizada por meio do desenvolvimento de competências e de posturas éticas que aprofundem a compreensão do sistema educacional.