Notícias

05/12/2017 - 8:58

Aos 30 anos, Carta de Bauru vira tema de entrevista na TVT

O presidente do CFP, Rogério Giannini, será o entrevistado do programa “Seu Jornal”, da TVT, nesta terça-feira (5)

Aos 30 anos, Carta de Bauru vira tema de entrevista na TVT

O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Giannini, participará ao vivo do programa “Seu Jornal”, da TVT, nesta terça-feira (5), a partir das 19h. O tema da entrevista é o Encontro de Bauru, 30 anos da luta por uma sociedade sem manicômios, marcado para os dias 8 e 9 de dezembro, em Bauru, SP.

A entrevista será transmitida ao vivo pelas redes sociais. Você poderá acompanhar pelo link http://www.tvt.org.br/

Carta de Bauru

Realizado na Universidade Sagrado Coração, o Encontro de Bauru marca os 30 anos de luta por uma sociedade sem manicômios.

Em dezembro de 1987, trabalhadores da saúde mental reunidos em Bauru redigiram o manifesto que marca o início da luta antimanicomial no Brasil e representa um marco no combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave. Com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, o congresso discutiu as formas de cuidado com os que apresentam sofrimento mental grave e representou um marco histórico do Movimento da Luta Antimanicomial, inaugurando nova trajetória da Reforma Psiquiátrica brasileira.

Os 350 trabalhadores de saúde mental presentes no congresso ocuparam as ruas da cidade e fizeram a primeira manifestação pública organizada no Brasil pela extinção dos manicômios, o chamado Manifesto de Bauru. Aquela atitude marcou uma ruptura, pois eles se recusaram a exercer o papel de agentes da exclusão e da violência institucionalizadas, “que desrespeitam os mínimos direitos da pessoa humana”.

O Conselho Federal de Psicologia está presente na luta antimanicomial no Brasil e participará do evento em Bauru.