Notícias

30/11/2017 - 16:37

CFP apoia Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras

Diálogo do movimento com parlamentares tenta impedir aprovação de PL que regulamenta exercício de terapeuta naturista

CFP apoia Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é a favor da reformulação de Projeto de Lei nº 174, de 2017, que tramita no Senado e que inclui em seu texto a Psicanálise como terapia naturista. De autoria do senador Telmário Mota (PTB/RR), o projeto pretende regulamentar o exercício da profissão de terapeuta naturista, nas modalidades de medicina oriental, terapia ayurvédica e outras terapias naturais. O problema é que inclui, erroneamente, no texto os termos “terapias psicanalíticas e psicopedagógicas”.

“Consideramos totalmente inadequada essa intenção de regulamentação, devido ao fato da Psicanálise se constituir num campo de conhecimento próprio, com conceitos, parâmetros e métodos próprios, não passíveis de regulamentação. O fundamental nesta situação é que a palavra seja dada aos psicanalistas e a suas instituições”, explica o conselheiro do CFP, Paulo Maldos.

De acordo com a psicanalista e representante do curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae no Movimento de Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras, Ana Sigal, o estudo e a prática da Psicanálise exige um saber estruturado com base em conhecimentos claramente estipulados, ou seja, “existe toda uma teoria, com cerca de 100 anos de existência”.

“Não temos crítica nenhuma sobre as demais terapias citadas no projeto, mas só não consideramos que elas tenham o mesmo nível epistemológico, a mesma base de conhecimento da Psicanálise”, explica a psicanalista.

Opine sobre a matéria no Senado – Os profissionais da Psicologia podem opinar sobre o PL nº 174/2017 a partir de uma enquete no site E-Cidadania.

Saiba mais
A Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras é um coletivo integrado por 17 instituições: Aleph-Escola de Psicanálise; Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa); Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA); Círculo Brasileiro de Psicanálise; Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro; Corpo Freudiano; Departamento de Psicanalise do Instituto Sedes Sapientiae; Escola Brasileira de Psicanálise; Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano; Escola Lacaniana de Psicanalise; Escola Letra Freudiana; Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi); Formação Psicanalítica Instituto Sedes Sapientiae; Laço Analítico Escola de Psicanálise; Práxis Lacaniana/Formação em Escola; Sigmund Freud Associação Psicanalítica; e Tempo Freudiano Associação Psicanalítica.