Notícias

26/08/2016 - 11:36

CFP cobra retomada dos trabalhos do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres

Valeska Zanello entregou carta a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

CFP cobra retomada dos trabalhos do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres

Em audiência realizada nesta quinta (24) em Brasília pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e a ONU Mulheres – a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres –, a representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM), Valeska Zanello, entregou uma carta em que solicita a retomada das atividades do Conselho a Silvia Souza, assessora da secretária especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes.

No documento – assinado pelas conselheiras integrantes da sociedade civil no CNDM – é exigida a realização de um encontro extraordinário e urgente em substituição à reunião de 28 e 29 de junho, não realizada conforme planejada e que tinha como objetivo cumprir os encaminhamentos necessários à finalização dos trabalhos da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em maio, além da regularização do funcionamento do Conselho.

“Precisamos nos apropriar das ações concretas e das medidas que estão sendo tomadas por essa nova Secretaria vinculada ao Ministério da Justiça e que nos assegurem exercer nosso papel de monitoramento em relação ao desenvolvimento de programas e ações, necessárias à efetivação das políticas públicas para as mulheres”, reforça o texto.

Segundo a representante do CFP no CNDM, Valeska Zanello, a assessora de Fátima Pelaes assinou o documento e comprometeu-se a agendar a reunião. “Não podemos coadunar com o desmonte das políticas para as mulheres em nosso país. O CNDM é um conselho com ampla participação das mais diversas entidades de mulheres (negras, indígenas, do campo, trabalhadoras domésticas etc) e tem legitimidade própria, a qual precisa ser respeitada”, completa.

Confira a íntegra da carta: CARTA PARA SECRETARIA FATIMA PELAES (1)

Vídeo

Em junho deste ano, o CFP lançou o primeiro vídeo “Violência contra as mulheres: o que os profissionais de saúde têm a ver com isso?”, que discute o papel dessas pessoas no que se refere ao tratamento oferecido às vítimas no país.

Uma das principais vias de identificação desse tipo de agressão está em locais de atendimento à saúde, como hospitais, ambulatórios e na rede de atenção à saúde mental. Por esse motivo, a peça pretende apresentar ao público, com foco nos profissionais da área, aspectos como os tipos de violência contra as mulheres existentes, o impacto da violência na saúde mental, a Lei Maria da Penha, quais os serviços disponíveis para atendimento na rede e o que o profissional de saúde deve fazer ao se deparar com uma situação de violência contra a mulher.