Notícias

25/09/2015 - 14:27

CFP debate integração entre profissionais de Psicologia do Mercosul

Na Argentina, conselheiro discutiu formação e capacitação profissional conjunta e dupla certificação

CFP debate integração entre profissionais de Psicologia do Mercosul

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, entre 14 e 20 de setembro, do IV Congresso Internacional de Psicologia de Tucumán, na Argentina.  João Carlos Alchieri, integrante da Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho, ministrou um curso sobre Psicologia e Saúde no evento e participou de reuniões com representantes de associações de Psicologia daquele país. Nos encontros foram discutidas ações relacionadas à formação e capacitação profissional conjunta e a criação de uma agenda para estudos de dupla certificação com profissionais de Psicologia dos países do Mercosul.

“Essa viagem tem sequência nas ações que fizemos junto à X Jornada de Psicologia de Trânsito, em Buenos Aires, quando tivemos contato com membros da Federação de Psicólogos de la Republica Argentina (FePRA), com a Associação de Psicólogos de Buenos Aires e associações científicas do interior. Eles fizeram um convite para este Congresso, e tivemos reuniões tanto de intercâmbios acadêmicos quanto sobre a proposta e planejamento de questões de dupla certificação. Está se pensando num processo idêntico ao que houve na Europa com a possibilidade de reconhecimento de certificações em países membros. Eles estão bastante interessados porque temos um sistema conselho de organização bem mais efetivo no que diz respeito aos colégios de psicólogos de outros países”, comenta Alchieri.

Ele explica ainda que, como consequência do encontro, o CFP participará de outro congresso na capital argentina em novembro, quando serão apresentadas as ações junto ao sistema de avaliação dos instrumentos psicológicos no Brasil via SATEPSI.

Durante a primeira etapa da viagem do conselheiro à Argentina, na X Jornada de Psicologia de Trânsito, o CFP apresentou proposta de realização de um seminário na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, que foi aceita pela organização.