Notícias

17/08/2016 - 10:58

CFP debateu desafios e perspectivas da Psicologia em evento na Paraíba

A presidente do CFP e o conselheiro Rogério Oliveira proferiram a palestra de abertura do Simpósio sobre desafios e perspectivas da Psicologia

CFP debateu desafios e perspectivas da Psicologia em evento na Paraíba

A presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, participou, sexta (12) e sábado (13), do “1º Simpósio Internacional de Psicologias: Desafios e Perspectivas”, realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa (PB). O evento foi organizado pelo Departamento de Psicologia, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). A presidente do CFP e o conselheiro Rogério Oliveira proferiram a palestra de abertura do Simpósio, que teve o mesmo tema do evento.

Participaram da atividade docentes, estudantes e profissionais da Psicologia. Os desafios e perspectivas das diversas áreas foram trazidos para o debate, com foco em temas como a Psicologia Clínica e a Avaliação Psicodiagnóstica, Avaliação Psicológica e seus Contextos de Aplicação, Psicologia do Trabalho e Jurídica e Psicologia Social do Preconceito e da Discriminação.

“Em termos de desafios, colocamos que é necessário conhecer cada vez mais o exercício profissional nos diferentes espaços onde eles ocorrem, além de conhecer os aportes teóricos nos quais os (as) psicólogos (as) se sustentam nesses diferentes exercícios. A partir dessa perspectiva, abordei a importância da relação do Conselho com as associações e sociedades científicas da Psicologia brasileira, pois além de ouvir os profissionais para conhecer o que eles falam, precisamos conhecer os avanços das subáreas da Psicologia para que possamos balizar o nosso trabalho de orientação e regulação. Dessa forma, a autarquia não terá unicamente um papel de fiscalização, que é importante, mas a gente deve agir além disso”, destacou Mariza Borges.

Ela também falou sobre o perfil das (os) psicólogas (os) hoje, onde estão e quantas (os) IMG-20160817-WA0007são pelo Brasil. O conselheiro Rogério Oliveira falou sobre as ferramentas que podem viabilizar uma maior interação com a categoria desenvolvidas nesta gestão, como a plataforma OrientaPsi. A mesa de encerramento contou com a participação da professora Natália Ramos, da Universidade Aberta de Lisboa – Mobilidades, Interculturalidades e Comunicação na Contemporaneidade: Novas Perspectivas e Desafios para a(s) Psicologia(s).

 Homenagem

Durante o evento, foi entregue o título de “Professora Emérita da Universidade Federal da Paraíba” à professora Maria da Penha de Lima Coutinho, do Departamento de Psicologia da instituição. De acordo com Mariza Borges, uma justa homenagem. “É uma das pioneiras da Psicologia na Paraíba e teve um trabalho muito relevante no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão acadêmica. Participou da fundação do curso de pós- graduação em Psicologia. Uma homenagem justa que pudemos acompanhar de perto”.