Notícias

21/08/2017 - 13:12

CFP e CFFa prosseguem discussões sobre Neupsilin

Proposta de resolução para uso compartilhado da coleção Neupsilin foi aprovada pelos plenários das duas autarquias e deverá ser publicada brevemente. Coleção foi criada em 2010 por profissionais de Psicologia e Fonoaudiologia como instrumento de avaliação das funções neuropsicológicas.

CFP e CFFa prosseguem discussões sobre Neupsilin

A redação de uma resolução para regulamentação do uso compartilhado do Neupsilin foi tema da reunião da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) com representantes do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), da Associação Brasileira de Rorsharch (Asbro) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap). No encontro, ocorrido no dia 18 de agosto, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília. Posteriormente, a proposta foi analisada pelas assessorias jurídicas e aprovada pelos plenários de ambas as autarquias. A publicação da resolução está prevista para em breve.

O Neupsilin foi criado em 2010 por profissionais de Psicologia e Fonoaudiologia como instrumento de avaliação das funções neuropsicológicas. Seus resultados contribuem em processos preventivos, diagnósticos, prognósticos e terapêuticos. 

Resolução

A conselheira Daniela Zanini, que representou a CCAP/CFP na reunião, fez um histórico do processo e informou que caberia ao grupo de trabalho formado pelas entidades construir as bases para uso compartilhado da Coleção Neupsilin do ponto de vista dos profissionais de ambas as áreas. O colegiado discutiu a importância da resolução contemplar o propósito do uso do instrumento, o construto avaliado e o conhecimento técnico e psicométrico necessário para sua utilização na prática profissional.

Os seguintes representantes participaram da reunião: Daniela Sacramento Zanini (CFP), Denise Bandeira (Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica – Ibap), Anna Elisa de Villemor Amaral (Associação Brasileira de Rorschach – Asbro), Marlene Canarim Danesi (CFFa), Telma Pantano (CFFa) e Jerusa Salles (CFFa).