Notícias

06/06/2016 - 11:09

CFP e Dieese avançam na construção da nova Tabela de Honorários

Nova fase da pesquisa vai realizar levantamento dos honorários atualmente cobrados pelos (as) profissionais

CFP e Dieese avançam na construção da nova Tabela de Honorários

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) iniciou contato com psicólogos (as) para o levantamento dos valores cobrados para realização de serviços psicológicos.

A ação é resultado de uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Dieese para a elaboração de uma nova Tabela de Referência Nacional dos Psicólogos e pretende realizar um levantamento acerca dos honorários atualmente cobrados pelos (as) profissionais para que sejam estipulados, posteriormente, valores de referência.

Os (as) participantes foram sorteados pelo Dieese, de forma aleatória, no banco de profissionais com cadastro ativo no Sistema Conselhos. A pesquisa vai ouvir profissionais autônomos, que tenham vínculos como Pessoa Jurídica, Pessoa Física ou ambos. Na próxima etapa do processo de atualização da tabela, serão levantadas informações sobre a inserção dos (as) profissionais no mercado de trabalho brasileiro.

Pesquisa preliminar

De setembro a novembro de 2014, CFP e Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) realizaram uma consulta pública sobre os itens que deveriam constar na atualização da Tabela.

A consulta foi respondida por meio de formulário online, disponibilizado nos sites do CFP e da Fenapsi, e continha questões relativas ao perfil do participante e perguntas sobre a funcionalidade do documento, além da avaliação de nomenclaturas das categorias elencadas atualmente: Diagnóstico Psicológico, Orientação e Seleção Profissional, Orientação Psicopedagógica, Solução de Problemas Psicológicos, Acompanhamento e Orientação Psicológica e Assessoria em Psicologia.