Notícias

20/12/2016 - 17:50

CFP é reeleito para Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Federal de Psicologia foi reconduzido à composição do Conanda e será representado pela conselheira Iolete Ribeiro no biênio

CFP é reeleito para Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi reconduzido à composição do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). No biênio 2017-2018, a autarquia será representada pela conselheira Iolete Ribeiro.

Ela recebeu 37 votos para integrar o conjunto de representantes da sociedade civil no eixo 3 do Conanda, em que será a primeira das (os) oito suplentes. O eixo abrange entidades que atuam em promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos da criança e do adolescente nas temáticas de saúde, educação, assistência social, esporte, lazer, trabalho, justiça e segurança pública. É composto, também, por aquelas com trabalho voltado às crianças e adolescentes em acolhimento, em cumprimento ou egressas de medidas socioeducativas.

Ribeiro aponta como prioridade a garantia dos direitos já conquistados pelas crianças e adolescentes. “É um cenário político complicado, com perspectiva de retirada de direitos, então vamos lutar com esse conjunto de entidades para que haja pelo menos a manutenção daqueles previstos hoje”, diz.

Ela defende a inclusão das (os) adolescentes entre as (os) segmentos com representantes no colegiado. “Vimos recentemente os jovens lutando por direitos, mobilizando-se. Seria interessante regulamentar a participação deles no Conanda”, observa.

O Conselho Nacional é um órgão permanente de caráter deliberativo e composição paritária, previsto no artigo 88 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90).