Notícias

05/05/2016 - 15:22

CFP participa da inauguração do Museu de Psicologia da USP

Objetos, fotos, publicações e documentos contam a história dessa ciência no Brasil e do Instituto de Psicologia

CFP participa da inauguração do Museu de Psicologia da USP

O Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP) inaugura, nesta sexta-feira (6), em São Paulo, o Museu de Psicologia. Para o evento foram convidados professores, alunos e representantes da categoria, entre eles a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, e a conselheira Nádia Maria Dourado Rocha.

O equipamento cultural tem como objetivo resgatar e preservar a memória da Psicologia como ciência, incluído o próprio Instituto, desde sua criação, em 1969. O acervo é composto por fotografias, documentos, obras raras, periódicos antigos, audiovisuais, teses e equipamentos usados em pesquisas. O local também estará aberto para realização de pesquisas e de outras atividades acadêmicas, como exposições, debates e seminários.

A conselheira Nádia Maria Dourado Rocha avalia como essencial o incentivo a iniciativas como essa em um país, segundo observa, habituado a não valorizar sua própria história. “É importante que nós tenhamos profissionais que estejam trabalhando com isso, que nós ofereçamos esses espaços para que os alunos comecem a valorizar a importância de conhecer o nosso percurso e de como nós chegamos à configuração atual da Psicologia brasileira. Ela depende de como esses pioneiros foram construindo a nossa história. Importante para avaliar nossa própria trajetória”, reitera.

Rocha destaca também a construção da autarquia na formação da história da Psicologia brasileira. Ela lembra que foram criadas comissões no CFP para buscar tanto a história da profissão quanto do Conselho. “Estar junto da USP, que é uma parceira nossa, há muito tempo, através do projeto BVS-Psi, é acompanhar parceiros/companheiros no momento tão importante para a Psicologia brasileira na inauguração desse museu, que pretende inclusive estabelecer parcerias com instituições congêneres no Brasil e no exterior”, acrescenta.

Acervo do cotidiano

Nas seções Fotos e Equipamentos é possível conhecer registros fotográficos e objetos antigos que fizeram parte do cotidiano do trabalho e das pesquisas da área. É o caso de uma filmadora Paillard Matic, marca Bolex, modelo REflex H16, utilizada para registro do comportamento de formigas saúvas em uma tese defendida em 1973. Outra peça do acervo é uma máquina de escrever manual, marca Remington, modelo C. Pratt, tipo 80 espaços, comprada em 1951 pelo valor de Cr$ 2,50. A peça teve utilidade na administração da instituição até a década de 70, quando foi substituída por modelos elétricos da IBM.

“O museu cumprirá um papel social”, afirma a coordenadora da nova instituição, Teresa Peres. “As pessoas que o frequentarem terão a oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas no instituto e saber dos serviços de extensão oferecidos à comunidade.” Exemplo é o Serviço de Orientação Profissional, que atende estudantes a partir de 14 anos com dúvidas sobre a escolha de uma carreira e de outras atividades profissionais.

Para a chefe técnica da biblioteca e coordenadora do Centro de Memória do IP, Aparecida Angélica Zoqui Paulovic Sabadini, a criação do equipamento cultural abrirá “possibilidades de novos horizontes de cultura e extensão ao Instituto de Psicologia”.

Serviço

Inauguração do Museu de Psicologia: sexta-feira, 6 de maio, às 14 horas

Endereço: Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia, Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, Butantã – São Paulo (SP)

Horário de funcionamento: das 8 às 18 horas.

Público-alvo: pesquisadores e alunos de Psicologia e de áreas afins e a comunidade em geral

Mais informações: (11) 3091-4391 / mipusp@gmail.com

Com informações do Jornal da USP