Notícias

24/09/2014 - 11:58

CFP participa de audiência pública sobre segurança em unidades de saúde de Minas Gerais

CFP participa de audiência pública sobre segurança em unidades de saúde de Minas Gerais

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participa, nesta quarta-feira (24), de audiência pública sobre as condições de segurança nas unidades de saúde da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). A audiência será realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal de Belo Horizonte e tratará da garantia da segurança dos trabalhadores das unidades de saúde controladas pelo Estado. A autarquia será representada pelo vice-presidente, Rogério Oliveira.

O Sindicato Único dos Trabalhadores de Saúde (Sind-Saúde) apresentou à Fhemig relatório produzido por uma empresa de consultoria na área de segurança e saúde do trabalhador, que elenca medidas que podem reduzir riscos à segurança dos colaboradores da Fundação, no entanto, de acordo com o Sindicato, as sugestões não foram implementadas.

Entre as medidas estruturais que podem ser tomadas para defender os servidores estão a instalação de detectores de metais nas entradas das unidades de saúde, o controle de entrada e saída de pessoas, a criação de portas de emergência e a desobstrução daquelas já existentes. Além disso, segundo o Sindicato, foi constatada a existência, em hospitais psiquiátricos, de móveis de madeira e ferro que podem ser usados como instrumentos de agressão por parte dos pacientes, bem como a falta de telas em janelas.

Durante a audiência, além do CFP, representantes do sindicato, do governo do Estado, das unidades hospitalares, da diretoria da Fhemig, da Polícia Militar, da Polícia Civil e de outros órgãos públicos irão discutir medidas que podem vir a ser implementadas para aumentar a segurança dos servidores e pacientes da Fhemig, especialmente, nas unidades psiquiátricas.

Audiência Pública
Comissão de Saúde e Saneamento nesta quarta-feira (24/9), às 16h, no Plenário Paulo Portugal

Com informações da Câmara Municipal de Belo Horizonte