Notícias

16/01/2017 - 11:11

CFP participa de comemoração pelos 80 anos do Inep

Conselheiro que representou a autarquia no evento defendeu articulação entre as instituições

CFP participa de comemoração pelos 80 anos do Inep

O integrante do XVII plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Pedro Paulo Bicalho participou da solenidade de comemoração dos 80 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na manhã desta sexta (13), em Brasília.

Conduzida pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, e com presença de autoridades, a solenidade apresentou os projetos que marcam a data comemorativa, como o selo dos Correios que homenageia o Instituto, o novo portal do Inep na Internet e a primeira bandeira oficial da instituição.

Representando a autarquia no evento, Bicalho afirmou considerar importante a aproximação do CFP com o Instituto “não somente pelo momento atual do Inep, de ser um organizador de dois grandes eventos da educação brasileira, como o Enad e o Enem, mas, principalmente, pela sua história na construção de pesquisas no campo da educação e como executor de políticas publicas nesta área” ressaltou.

Articulação entre CFP e Inep

De acordo com o conselheiro do CFP, a parceria institucional com outras entidades é fundamental na construção de uma política de Psicologia que esteja conectada com os interesses da sociedade. “A educação é, nesse país, uma prioridade, por isso a importância da articulação da Psicologia com as políticas públicas de educação”.

Bicalho relembrou que o primeiro diretor do Inep, Lourenço Filho, foi também um dos grandes nomes da história da Psicologia, tendo desenvolvido os “testes ABC”, considerados os precursores da construção da avaliação psicológica no Brasil. “A aproximação de Lourenço Filho com as pesquisas e a construção de um saber psicológico em junção com as discussões relacionadas à educação e às políticas educacionais evidenciam que Inep e CFP têm muito em que se articular”.

abc

 Inep 80 anos

O hoje chamado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi fundado em 13 de janeiro de 1937 como Instituto Nacional de Pedagogia, resultado de uma reforma do Ministério da Educação e Saúde Pública, encaminhada pelo governo de Getúlio Vargas.

Destinado, desde sua criação, “a realizar pesquisas sobre os problemas do ensino, nos seus diferentes aspectos”, ao longo de seus oitenta anos, o Inep consolidou-se como referência para as políticas públicas educacionais no Brasil. (Saiba mais).