Notícias

10/09/2014 - 14:57

CFP participa de encontros Iberoamericanos de Psicologia em Lisboa

A autarquia foi representada no 5º Encontro da PSI- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, a partir desta terça (9), participa do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e do 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

CFP participa de encontros Iberoamericanos de Psicologia em Lisboa

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participa nesta semana do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e do 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, realizados em Lisboa (Portugal) entre os dias 9 e 13. Ontem (8) o vice-presidente do CFP, Rogério Oliveira, representou a autarquia no 5º Encontro da PSI-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), intercâmbio entre as entidades representantes da categoria dos países de língua portuguesa. Ele substituiu a presidente Mariza Borges no evento, que não pôde comparecer por motivos familiares.

Importante para ampliar a atuação da autarquia e o alcance das atividades dos psicólogos no Brasil e no exterior, a participação no 5º Encontro da PSI- CPLP, também realizado em Lisboa, possibilitará a estruturação de projetos de cooperação e intercâmbio entre os países. O encontro contou com membros da Direção da Ordem dos Psicólogos e foi realizado na sede da CPLP.

A participação do Brasil, representado pelo CFP, contou com apresentação sobre o cenário da profissão no país durante a plenária “Desenvolvimento e situação atual da Psicologia no seio dos países da CPLP”. Também falaram no debate representantes de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste e Portugal.

O encontro contou, ainda, com a análise e aprovação do projeto de Estatuto Orgânico da PSI-CPLP, uma mesa sobre o quadro de referência da profissão de psicólogo nos países da CPLP, e debate sobre a adesão da PSI-CPLP a organismos internacionais (DPI/UN, ECOSOC, PCUN e OMS).

IX Congresso Iberoamericano de Psicologia

A edição do Congresso Ibero-Americano de Psicologia é realizada juntamente com o 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e conta com a presença de mais de 3 mil participantes de Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Venezuela, além de outros países de língua portuguesa. O objetivo do encontro é divulgar e promover soluções que os psicólogos de várias organizações têm a apresentar à sociedade.

O evento conta com a apresentação de cerca de 1700 pesquisas, 25 conferencistas convidados e 12 workshops, além de programação cultural e o lançamento de livros. Realizado pela Federação Iberoamerciana de Associações de Psicologia em conjunto com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, o amplo Congresso aborda temas como a saúde e o trabalho no esporte, Avaliação Psicológica, Ensino e Formação da Psicologia, Psicogerontologia, Psicologia Clínica, Psicologia Jurídica, Psicologia Jurídica, Psicologia e Saúde e Psicologia das Emoções.

Os debates e apresentações de pesquisas também serão divididos pelas temáticas Psicologia Familiar, Psicologia Social e Comunitária, Psicologia Forense, Comportamento de Risco, Prestação de Serviços e Práticas, Competências Sócio-Emocionais, Infância e Adolescência, Neuropsicologia, Organizações Recurso e Aprendizagem, Violência Sexual e de Gênero, Psicologia do Sono, Psicologia do Consumo, Psicologia e Espiritualidade, dentre dezenas de outros.