Notícias

30/10/2014 - 14:24

CFP participa de Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos

Conselho Regional de Psicologia 09 (GO) realiza seminário científico sobre justiça social

CFP participa de Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos

A presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, participou da abertura do evento na manhã desta quarta-feira, 29, em Goiânia (GO). Também representam a autarquia os representantes da Comissão de Direitos Humanos do CFP Marco Aurélio Máximo Prado, que participará da mesa “Avanços e paradigmas nas discussões de Gênero e Sexualidade na Psicologia”, e Valter da Mata, que debaterá “As questões étnico-raciais e a Psicologia”.

O seminário tem como objetivo ser um evento científico para os acadêmicos e profissionais dos cursos de Psicologia, bem como outras ciências e profissões engajadas na luta por justiça social. A intenção é integrar o conhecimento científico e a luta do movimento social organizado em defesa dos Direitos Humanos nas temáticas Álcool e outras Drogas, Étnico-raciais, Gênero e Diversidade sexual.

O presidente da Comissão Especial de Direitos Humanos do CRP-09, Mayk da Glória, reforça que a iniciativa visa a interlocução da prática psicológica das realidades vividas pela categoria profissional com o campo dos Direitos Humanos e ressalta que não apenas, mas principalmente, nas políticas públicas.

Para ele, não há possibilidade de pensar a Psicologia, enquanto ciência e profissão, separada do respeito aos Direitos Humanos. “Nós, psicólogas e psicólogos, devemos ser defensores da garantia dos direitos humanos, este é o nosso alicerce. Buscamos com este seminário realizar a explanação dos diversos temas para melhor atender e orientar nossos colegas da Psicologia e a sociedade em geral”, afirma.

O Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos acontece até esta quinta (30) no Senac Cora Coralina, em Goiânia.

Com informações do CFP 09