Notícias

22/07/2014 - 10:05

CFP realiza curso de Direitos Humanos para servidores

Capacitações de temas correlatos serão realizadas nos próximos meses

CFP realiza curso de Direitos Humanos para servidores

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, na sede da autarquia, o curso “A perspectiva dos Direitos Humanos” para os servidores da Casa. O evento foi organizado pela presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CFP, Vera Paiva, e contou com as presenças de outro integrante da CDH, Valter da Mata, e da presidente do CFP, Mariza Monteiro Borges.

Para ministrar o curso, Vera Paiva apresentou aos funcionários do CFP noções da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), abordagens do quadro dos Direitos Humanos no Brasil, o histórico de violações desses direitos no País, herdadas dos tempos da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), e da ausência de punibilidade aos agentes públicos que participaram das torturas no período citado, diferentemente de outros países, como Chile e Argentina.

Paiva informou que essa é a primeira de uma série de capacitações que os servidores do CFP participarão. “Iremos continuar, pois os Direitos Humanos são importantes no contexto das relações pessoais e institucionais, pois não é apenas pregar (defesa pelos Direitos Humanos), mas fazer aquilo que se prega”, ressaltou. Segundo ela, em setembro, está previsto um curso sobre a temática “Racismo Institucional”.

Valter da Mata, outro integrante da Comissão de Direitos Humanos do CFP, relatou sua experiência na área de Direitos Humanos quando fez parte de gestões do Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (CRP-03, Bahia). Da Mata apresentou um histórico da desigualdade racial no Brasil e citou os quatro eixos da atual gestão da Comissão de Direitos Humanos do CFP, cujos assuntos deverão estar nos próximos cursos para os funcionários: Enfrentamento da Violência de Estado e da tortura; enfrentamento das violências associados ao racismo e a preconceitos étnicos; Direitos e enfrentamento às violências de gênero e sexuais; Direitos e Assistência aos usuários de drogas e suas famílias”.

 A presidente do CFP, Mariza Monteiro Borges, elogiou a iniciativa da CDH e destacou a importância dos servidores ficarem atentos sobre a discussão dos Direitos Humanos no Brasil. Segundo ela, “o preço da democracia é a vigilância constante no respeito aos Direitos Humanos”.