Notícias

19/09/2014 - 10:08

CFP repudia abordagem antiética do programa Fantástico

A autarquia encaminhou documento à emissora em questão, além de enviar ofício ao Conselho Regional de Psicologia de origem para que tome as devidas providências administrativas e éticas com relação aos profissionais psicólogos envolvidos na matéria.

CFP repudia abordagem antiética do programa Fantástico

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) manifesta publicamente seu repúdio em relação à abordagem do programa Fantástico, da TV Globo, que expôs, em matéria veiculada no dia 17/8, aspectos do resultado da avaliação psicológica de Suzane von Richthofen.

O CFP considera que, ao tratar tal tema de forma descuidada, a emissora atenta contra a dignidade humana – ferindo o direito de preservação de intimidade, vida privada, honra e imagem de Suzane.

Em maio, a matéria não foi veiculada por decisão da Justiça de São Paulo e, na ocasião, o CFP também se manifestou de forma contrária à exposição. À época, a autarquia também alertou a TV Globo e se colocou à disposição para esclarecimento da matéria.

Ao privilegiar o sensacionalismo em detrimento da promoção da cidadania, tal conduta colide com os pressupostos do exercício da comunicação social. Por isso, o CFP atua ativamente para a promoção da democratização da comunicação, no intuito de contribuir para a construção um sistema de comunicação descentralizado, diverso e plural.

Informamos, ainda, que esta autarquia encaminhou o presente documento à emissora em questão, além de enviar ofício ao Conselho Regional de Psicologia de origem para que tome as devidas providências administrativas e éticas com relação aos profissionais psicólogos envolvidos na matéria.