Notícias

23/08/2016 - 14:34

Chapas participam de auditoria do sistema de votação online

Representantes de chapas inscritas para a gestão do CFP e de CRPs puderam conhecer a ferramenta e seus mecanismos de verificabilidade e cibersegurança

Chapas participam de auditoria do sistema de votação online

Representantes de chapas inscritas para a gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e de Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) participaram de auditoria da ferramenta eletrônica das eleições do Sistema Conselhos.

Auditores (as) independentes indicados (as) pelas chapas puderam conhecer os detalhes do sistema de votação pela internet, seus mecanismos para tornar o resultado verificável e aqueles voltados a barrar ciberataques. A atividade foi realizada em Brasília, na sexta-feira (19).

Os votos são assinados digitalmente, e todas as ações executadas na plataforma são registradas, mantendo sempre o sigilo, a unicidade e a inviolabilidade do voto. Há mecanismos para detectar e repudiar ataque de hackers.

Todo o sistema é auditado por empresa especializada, que implementará, dentre outras, uma plataforma de monitoramento de “hash” de arquivos binários (verificação de hash) de forma a garantir que durante o processo eleitoral nenhum arquivo de sistema ou binário de execução seja modificado, o que preserva a autenticidade e a inviolabilidade do ambiente de hospedagem. Além disso, o sistema é acompanhado por um perito forense especialista em computação.

Laudo emitido pela auditoria no dia 12 atesta a segurança do sistema eleitoral, bem como a conformidade com o Regimento Eleitoral.

O sistema eleitoral de 2016 tem semelhanças com o usado em 2013, porém com mais mecanismos de segurança. Nesse aspecto, possui requisitos similares aos utilizados pela Receita Federal e pelos sistemas de internet banking.

Comunicado

Também na sexta (19), a Comissão Eleitoral Especial (CEE) publicou comunicado reafirmando a lisura e a idoneidade do sistema de votação.

O texto lembra que o processo eleitoral é regido por prazos que foram estabelecidos na Assembleia de Políticas da Administração e das Finanças (Apaf), “da qual participam representantes de variados movimentos políticos dentro da Psicologia”. “Deste modo o cronograma eleitoral foi acordado dentro do processo democrático”, registra a Comissão.

A CEE reitera, também, que a empresa responsável pela solução de voto eletrônico foi contratada por meio de processo licitatório na forma estabelecida em Lei. “Todas as informações acerca da contratação se encontram disponíveis para consulta no Portal da Transparência no site institucional do CFP”, informa o comunicado, publicado no site do processo eleitoral.