Notícias

12/12/2013 - 10:00

Ciência e Profissão

Edição especial "Prêmio César Ades" será lançada nesta quarta-feira (11), em SP

Ciência e Profissão

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lança no próximo dia 11 de dezembro a edição especial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, somente com trabalhos vencedores do Prêmio Monográfico César Ades: Desafios para o Futuro da Psicologia. A cerimônia ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06), às 19 horas.

No dia 27 de junho, foram premiados pela Comissão Julgadora os 14 melhores nas categorias estudante de Psicologia e psicóloga (o). Os subtemas versavam sobre “As Políticas Públicas e o Futuro da Psicologia”; “Contribuições da Psicologia na Construção do Conhecimento no Século XXI”; e “A Psicologia Latino-Americana: Desafios e Possibilidades”.

Os trabalhos tiveram o intuito de estimular o debate iniciado por Ades e criar uma agenda estratégica para o caminho da Psicologia. Os últimos estudos do psicólogo versavam sobre o papel social e o valor estratégico da Psicologia como uma profissão voltada para ter uma inserção social e atender as aspirações da população.

Antes de falecer, Ades havia montado um grupo de trabalho com pesquisadores de diversas áreas da Psicologia para tratar de temas voltados para o futuro da profissão no Brasil e na América Latina.

Entrevista

Em entrevista concedida à revista Ciência e Profissão em dezembro de 2010, Ades falou sobre as mudanças ocorridas na atividade de psicólogo: “Fico impressionado de ver a expansão da área. Há uma nova consciência psicológica, e o número de psicólogos condiciona progressos na pesquisa, na compreensão, na atuação social”.

“A Psicologia tem que se colocar taticamente diante da sociedade, em função de sua inovação e de cenários futuros. Ela não tem o valor de outras iniciativas que são estratégicas na medida em que geram recursos, ela é estratégica em função do bem-estar que pode gerar, e isso é essencial”, declarou o psicólogo à revista do CFP.

Programem-se e compareçam!

CFP