Notícias

18/06/2016 - 9:26

CNP inicia plenária em Brasília

Participantes do 9º Congresso Nacional de Psicologia debatem neste sábado as propostas aprovadas nos dez grupos de trabalho

CNP inicia plenária em Brasília

Começou a plenária do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), em Brasília, com transmissão pela internet. Os (as) participantes debaterão as propostas aprovadas nos dez grupos de trabalho (GTs) que se reuniram nesta sexta-feira (17) e discutiram as 329 proposições advindas dos 23 Congressos Regionais de Psicologia (Coreps) realizados na etapa anterior.

Você pode acompanhar as atividades deste sábado aqui. Estão em pauta temas como condições de trabalho, democratização do Sistema Conselhos de Psicologia, relação com entidades, transparência, emergências e desastres, criança e adolescente, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, educação, relações raciais, avaliação psicológica, psicoterapia, relação com a Justiça e ampliação do exercício profissional.

As 329 propostas, divididas em três eixos, foram compiladas pela Comissão Organizadora Nacional (Comorg) por afinidade temática.

Aberto na quinta (16), o 9º CNP aborda o tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária” e reúne aproximadamente 270 pessoas, entre delegados (as), estudantes e convidados (as) de todas as regiões do país.

Neste domingo (19), após o encerramento das atividades em Plenária, serão apresentadas as chapas concorrentes ao Sistema Conselhos. As atividades em Plenária do último dia serão transmitidas em tempo real por meio deste link.

Confira a programação.

Abertura

Na mesa de abertura, a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, afirmou esperar que o CNP seja voltado para pensar as políticas da autarquia e do Sistema Conselhos de Psicologia para a profissão e para o trabalho do (a) psicólogo (a). A representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli, destacou a parceria histórica entre a entidade e o Sistema Conselhos; e a representante do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH), Maria de Lourdes Nunes, apresentou o histórico da entidade e destacou pautas comuns com o Sistema.

A ampliação das parcerias com psicólogos latino-americanos foi defendida pela representante do Fórum Nacional de Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB), Deborah Rosária Barbosa, e pelo representante da União Latino-Americana da Psicologia (Ulapsi), Davi Alonso Ramirez Acuña. O conselheiro do CFP Rogério Oliveira apresentou um o balanço das ações do 16º Plenário da autarquia, baseado nas ações propostas pelo 8º CNP, de 2013. A representante da Comorg, Jaira Rodrigues, apresentou um balanço dos Coreps, que envolveram 15.599 pessoas. Saiba como foi a cerimônia.

Participação

O CNP acontece a cada três anos e possibilita a participação direta e democrática da categoria na construção da Psicologia. Para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), é essencial que os (as) profissionais psicólogos (as) se mobilizem e participem, inclusive, das etapas de construção do evento.

O objetivo do Congresso é promover a organização e a mobilização das (os) psicólogas (os) para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão, definindo políticas nacionais a serem implementadas e/ou reguladas pelos Conselhos de Psicologia entre setembro de 2016 e setembro de 2019 e garantindo a participação direta dos (as) profissionais no processo de deliberação acerca das ações do Sistema Conselhos de Psicologia no próximo triênio. Será, também, espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Federal de Psicologia (CFP), na gestão de 2017 a 2019.