Notícias

04/08/2014 - 15:46

Comissão de avaliação psicológica do CFP é empossada

Ênfase do trabalho será ampliar o conceito de avaliação instrumental para um processo mais amplo de avaliação, em que o psicólogo seja o protagonista

Comissão de avaliação psicológica do CFP é empossada

DSC_0028A nova comissão consultiva de avaliação psicológica do CFP tomou posse na tarde desta quarta-feira (30), na sede do Conselho.

O colegiado é composto, a partir de agora, por João Carlos Alchieri (UFRN), Roberto Moraes Cruz (UFSC), Luiz Pasquali (UnB), Cícero Vaz (PUC-RS), Elton Hiroshi Matsushima (UFF), Neander Abreu (UFBA) e Valdiney Gouveia (UFPB), professores pesquisadores com experiência consolidada na área de avaliação psicológica em diversos âmbitos e processos.

A Comissão tem como objetivo assessorar o CFP em matéria de avaliação psicológica, analisar e emitir pareceres sobre testes psicológicos.

Segundo João Carlos Alchieri, a expectativa do grupo é transcender o processo de avaliação dos instrumentos para uma metodologia que empodere o psicólogo: “O processo de avaliação é uma tomada de decisão. Em qualquer âmbito, seja clínico, organizacional ou na pesquisa, você tem de tomar a decisão com os dados que os instrumentos fornecem, mas a tomada de decisão quem faz é o profissional. Então a valorização desse processo, para nós, será a ênfase agora”, afirmou.

Roberto Cruz, coordenador do grupo ao lado de João Carlos Alchieri, citou a possibilidade histórica que a comissão terá de resgatar os grandes temas da avaliação psicológica no país: “É importante definir diretrizes a médio e longo prazo para atender demandas importantes no âmbito da formação e atuação profissional do psicólogo em aspectos que envolvem a avaliação psicológica”.

Ao elencar processos como a observação do paciente/cliente, a entrevista, o contato, além de todo o cabedal de conhecimento científico, metodológico e teórico, Cicero Vaz reforçou a leitura de seus pares sobre a necessidade de que se leve em consideração todo o conhecimento que o psicólogo possui. “A gente sabe que em outras áreas, médicas, biomédicas e clínicas, o instrumento principal é a entrevista. O que se colhe através da entrevista, um psicólogo bem formado pode trabalhar muito bem. Isso pesa tanto ou mais do que o teste em si para o trabalho”.

DSC_0050

Elton  Matsushima também destacou a importância do deslocamento do conceito de avaliação instrumental para um processo mais amplo de avaliação em que o psicólogo seja o protagonista. “Que não fiquemos escondidos atrás de tecnicidade, de um instrumento. Vamos tentar ampliar essa discussão”.

Neander Abreu elogiou a composição diversificada do grupo em relação à representatividade regional, além da elevada qualificação individual de cada integrante. “O trabalho da comissão vai envolver, além dos processos relacionados especificamente à avaliação psicológica, a avaliação de todos os processos relacionados a ela, sejam institucionais, sejam da ação do psicólogo”.

“É muito bem vindo, para todos nós, que comecemos a avançar o olhar sobre a avaliação psicológica para além dos testes padronizados, mas para todos os processos avaliativos utilizados por diferentes vertentes teóricas e metodológicas da Psicologia. Isso não quer dizer que não se dê importância à questão dos testes, mas vamos tentar ampliar esse olhar sobre a avaliação em coerência com nossa proposta política, que é de atender a todo o campo de conhecimento da Psicologia. É um prazer enorme ter a contribuição de vocês”, saudou a presidente do CFP, Mariza Borges, que também comemorou a presença dos pesquisadores Luiz Pasquali e Cícero Vaz, dois pioneiros da psicometria no país, no grupo empossado.

Segundo Valdiney Gouveia, o grupo pretende dialogar com os integrantes da comissão anterior. “Queremos avançar para a melhoria da avaliação, de forma a envolver todos os profissionais em todas as perspectivas, com transparência e dedicação”.

Com relação ao planejamento do trabalho, a comissão seguirá um fluxo de produtividade que contará com reuniões por videoconferências e presenciais.

O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte dos psicólogos, que levem à compreensão das características psicológicas da pessoa ou de um grupo. Essas características podem se referir à forma como as pessoas irão desempenhar uma dada atividade, à qualidade das interações interpessoais que elas apresentam, entre outras.

A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica foi criada pela Resolução CFP nº 025/2001, revogada pela Resolução CFP nº 002/2003, e é  integrada por psicólogos convidados de reconhecido saber em testes psicológicos.

Confira mais informações sobre a Comissão no site do SATEPSI.