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08/12/2014 - 13:27

Comissão de Educação debate ações para 2015

Comissão debateu parecer sobre corte etário para o ingresso no Ensino Fundamental e planejamento de ações para o próximo ano

Comissão de Educação debate ações para 2015

2014-12-08-psicologia-e-educacaoO Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou na última sexta-feira (05) a reunião de sua Comissão Educação quando foi debatido o planejamento estratégico da instância e o parecer que será concedido ao Ministério da Educação a respeito da redução do corte etário para o ingresso no Ensino Fundamental.

O parecer foi solicitado pelo Conselho Nacional de Educação para subsidiar situações onde o Ministério Público Federal tem sido demandado para a realização de matrículas de alunos fora da faixa etária estabelecida pelo sistema educacional. De acordo com o CNE, o MPF tem aceitado laudos de psicologia para conceder a sentença, o que, segundo a instância, retira a autonomia da escola, causando desorganização no sistema e expondo as crianças.

O CFP está trabalhando na produção de documento para subsidiar o trabalho do CNE e do MPF. “A reunião de hoje foi para afinarmos a posição do CFP em relação à consulta que o CNE fez sobre o Corte Etário. Organizamos as informações, lemos documentos e fizemos uma análise da conjuntura educacional e da consulta”, explica Raquel Guzzo, que junto com Meire Viana, coordena a Comissão.

A Comissão debateu, ainda, o planejamento estratégico das ações da Comissão acerca do tema Psicologia na Educação que serão desenvolvidas em 2015. “Temos muito a fazer nesse campo de atuação profissional envolvendo principalmente outros setores nos processos educativos. Entendemos que a Psicologia é uma profissão que se constitui em várias dimensões da vida humana, por isso temos que construir possibilidades para a ação profissional que fortaleça a profissão e contribua para assegurar o direito de crianças e adolescentes à educação pública e de qualidade”, diz Guzzo.

De acordo com a psicóloga, outro tema em destaque na Comissão é a presença do profissional da psicologia nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A psicologia e a universalização da educação 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem a Educação dentre suas políticas definidas no Planejamento Estratégico Plurianual 2014-2016. O programa “Universalização da Educação” tem como objetivo estimular o acesso e a permanência de crianças e jovens nos espaços educativos por meio da promoção de debates e da atuação de equipe técnica e de pesquisa na área. Saiba mais aqui.