Notícias

19/08/2016 - 16:16

Confira artigo sobre Relações Sexuais e Estudo Transgeracional

Semanalmente, um novo texto da edição 36.2 da Revista Psicologia: Ciência e Profissão é divulgado

Confira artigo sobre Relações Sexuais e Estudo Transgeracional

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulga, nesta semana, mais um artigo publicado na edição 36.2 da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, que se encontra na plataforma da SciELO. O texto desta semana é: Representação Social das Relações Sexuais: um Estudo Transgeracional entre Mulheres.  Toda semana, o CFP publica um artigo do periódico em seu site e nas redes sociais. Com isso, a Autarquia busca ampliar o conhecimento científico a fim de expandir o alcance de conteúdos acadêmicos para a categoria e para a sociedade.

De acordo com o resumo do artigo, as relações sexuais são influenciadas por normas, valores, cultura, política, entre outros. A investigação em tela envolveu uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por 60 mulheres, divididas em quatro gerações: 15 adolescentes, 15 adultas jovens, 15 mulheres na meia-idade e 15 idosas, que responderam a um questionário.  O texto aponta que as relações sexuais foram representadas consensualmente entre as gerações através da afetividade e do prazer. As mulheres representaram as relações sexuais por meio dos aspectos biopsicossociais que compõem a sexualidade humana, apresentando semelhanças e divergências entre as gerações.

“No que se refere à aplicabilidade desse estudo, acredita-se que a compreensão da forma como as mulheres percebem, sentem e vivenciam sua sexualidade possibilita uma complementaridade entre o conhecimento científico e o senso comum, trazendo informações relevantes para a saúde sexual e o bem-estar psicossocial das mulheres”, aponta o artigo.

As autoras da pesquisa são Kay Francis Leal Vieira (Docente do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ), Renata Pires Mendes da NóbregaMaria Valdênia Soares Arruda e Priscila Monique de Melo Veiga. Essas três últimas graduadas em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.