Notícias

02/12/2016 - 16:04

Confira o artigo desta semana sobre avaliação de comportamento em escolas brasileiras

Texto, redigido em inglês, faz parte da política de internacionalização da Revista Psicologia: Ciência e Profissão

Confira o artigo desta semana sobre avaliação de comportamento em escolas brasileiras

Avaliação da implementação em escolas brasileiras de um programa preventivo para crianças (título original em língua inglesa: “Evaluation of the Implementation of a Preventive Program for Children in Brazilian Schools”) é o primeiro artigo publicado da edição 36.3 da Revista Psicologia: Ciência e Profissão. Na semana passada, foi publicado o editorial desta edição, intitulado Avaliação do Impacto da Formação Profissional de Psicólogo na Sociedade, escrito pelo editor do periódico, o conselheiro Roberto Moraes Cruz.

O artigo desta semana é de autoria das pesquisadoras Daniela Ribeiro Schneider (UFSC), Ana Paula Dias Pereira (Unifesp), Joselaine Ida Cruz (Unifesp), Milene Strelow (UFSC), Gail Chan (AIR, Estados Unidos), Anja Kurki (AIR, Estados Unidos) e Zila M. Sanchez (Unifesp).

Good Behavior Game (GBG) 

De acordo com o resumo, o artigo discute a implementação piloto do programa preventivo baseado em evidência Good Behavior Game (GBG) em escolas públicas de quatro cidades brasileiras. O GBG é considerado um método para o professor de manejo de comportamentos em sala de aula, visando a construção de sociabilidade entre os estudantes, direcionado para turmas do ensino fundamental, com crianças entre seis e 10 anos. O objetivo deste estudo foi a avaliação do processo de implementação com foco na aceitabilidade e percepção de resultados pelos profissionais envolvidos.

Segundo a pesquisa, o GBG obteve alta aceitação entre professores e diretores. Destacaram-se a importância do estímulo ao trabalho em grupo, o uso de elogios como reforçadores e a objetividade das regras assumidas coletivamente. A aceitabilidade foi atribuída, em boa parte, à eficácia de sua estratégia de manejo em sala de aula. Houve indicações da necessidade de adaptações que reflitam o contexto social e econômico brasileiro.

A publicação de um número maior de artigos em língua estrangeira, em especial inglês e espanhol, visa intensificar o processo de internacionalização da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, na indexação em bases internacionais como a Web of Science.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.