Notícias

09/06/2016 - 11:14

Confira os destaques no segundo dia do 16º Simpósio da Anpepp

Atividades foram espalhadas por diversos setores do Hotel Ritz, em Maceió/AL

Confira os destaques no segundo dia do 16º Simpósio da Anpepp

O segundo dia de atividades do 16º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), realizado em Maceió durante esta semana, teve 74 grupos de trabalho e mesas de discussão temáticas.

Entre os grupos de trabalho, esteve o colegiado que discutiu Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade, coordenado pela psicóloga Silvia Koller, integrante do XVI Plenário do CFP. Segundo ela, o grupo é um dos mais tradicionais da Anpepp e vem desenvolvendo de forma bem sucedida questões ligadas ao tema, com trabalhos ligados a novas perspectivas da Psicologia e com intervenções para a melhoria da vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Raquel Guzzo, coordenadora do grupo Psicologia Escolar e Educacional, destacou a diversidade regional de seus membros e apontou a busca de integração do GT com a Comissão de Psicologia da Educação (PsiNaEd) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). “Nós queremos desenvolver diversas ações integradas, como uma pesquisa nacional (Psicologia da Educação) na área, com investigação e mapeamento do perfil do profissional do psicólogo educacional”, disse.

O GT de Psicologia, Política e Sexualidades, que tem como vice-coordenador Marco Aurélio Máximo Prado, integrante da Comissão de Direitos Humanos dos CFP, discutiu a conjuntura política com foco nas questões de gênero na educação e saúde, que envolvem a retirada de direitos. Segundo ele, a partir deste contexto, dos trabalhos dos pesquisadores do GT, deve ser produzido um livro para estudantes de gradução sobre o tema da Psicologia e Sexualidades.

Mesmo durante o intervalo de almoço, as atividades no 16º Simpósio da Anpepp não pararam. Aconteceram duas reuniões nesse período: uma, da diretoria da entidade com membros dos fóruns de Ética, Políticas de Internacionalização, Políticas Científicas e Publicações Científicas. A outra foi sobre a Importância da Prática da Psicologia Baseada em Evidências: Novos Critérios, Segundo a American Psychological Association (APA), com a professora Tamara Melnik (Universidade Federal de São Paulo – Unifesp).

Mesas Temáticas

Após as discussões dos Grupos de Trabalho, três mesas redondas discutiram temáticas o Financiamento da Pesquisa e da Pós-graduação no Brasil; Psicanálise, Clínica e Pesquisa e Educação Básica.