Fale conosco

Dúvidas frequentes sobre o tema: Cadastro de site

1) O que é Sistema de Cadastro de Sites?

O Conselho Federal de Psicologia editou a Resolução CFP n°11/2012 para regulamentar os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância, o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental e revogar a Resolução CFP N.º 12/2005. Desde então, o Sistema Conselhos de Psicologia disponibiliza o Sistema de Cadastro de Sites para receber e avaliar as solicitações dos sites interessados em prestar os serviços descritos na Resolução CFP n° 11/2012. Aos sites aprovados, o sistema emite um e-mail contendo o script que irá gerar a imagem dinâmica em formato flash no site. Esta imagem contém informações referentes ao cadastro do site (protocolo e validade).

2) Quais serviços são autorizados?

Atendimento Psicoterapêutico realizado por meios tecnológicos de comunicação à distância, em caráter exclusivamente experimental, desde que apresente certificado de aprovação do protocolo em Comitê de Ética em Pesquisa, conforme os critérios do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e respeitar o Código de Ética Profissional do(a) psicólogo(a); Serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional do(a) psicólogo(a) e esta Resolução: As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos; Os processos prévios de Seleção de Pessoal; A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente; A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial; O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

3) Quais ferramentas eletrônicas posso utilizar para prestar esses serviços?

De modo geral, as ferramentas utilizadas para prestação dos serviços psicológicos online são MSN Messenger e o Skype. Contudo, pode-se utilizar testes psicológicos informatizados com avaliação favorável de acordo com Resolução CFP N° 002/03, softwares informativos e educativos, e outros, desde que não firam o disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e na Resolução CFP n°11/2012 .

4) Quem precisa do cadastro do site?

Apenas os(as) psicólogos(as) que oferecem serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância. Os sites pessoais, profissionais, de instituições e de divulgações não necessitam de cadastro.

5) Quais são os procedimentos para o cadastro do meu site?

Os(as) psicólogos(as) que desejam cadastrar sites para realizar orientações online, precisam preencher o formulário disponível em “Novo cadastro” no endereço eletrônico http://cadastrosite.cfp.org.br/ para que o CRP no qual o(a) psicólogo(a) é registrado faça a análise do site e verifique se este atende a Resolução CFP n° 11/2012. Quando o(a) psicólogo(a) realizar o cadastro do site, é importante que este esteja em pleno funcionamento e, preferencialmente, que não se faça mais alterações, salvo as solicitadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia durante o processo. No entanto, lembramos que só é permitido começar os serviços psicológicos online após a aprovação do cadastro do site. As informações que o Sistema Conselhos de Psicologia exige que constem no seu site estão listadas na Cartilha do Sistema de Cadastro de Sites, no tópico “Quais Parâmetros serão utilizados para avaliação dos sites?”, disponível em http://cadastrosite.cfp.org.br/

Ainda com dúvidas nesse tema?