Notícias

08/12/2014 - 17:12

Contran dá posse a novos representantes da Câmara Temática de Saúde e do Meio Ambiente

Novo representante do CFP é o psicólogo Lúcio Fernando Garcia

Contran dá posse a novos representantes da Câmara Temática de Saúde e do Meio Ambiente

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deu posse, na última sexta-feira (05), aos 18 representantes e respectivos suplentes da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do colegiado. O Conselho Federal de Psicologia (CFP), com assento nesse grupo, indicou o psicólogo Lúcio Fernando Garcia para participar das discussões do órgão consultivo no biênio (2014-2016). O suplente é o vice-presidente da Autarquia, Rogério de Oliveira Silva.

Para Lúcio Fernando Garcia, inicialmente, deve-se abrir uma discussão e uma aproximação das discussões da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente com os debates postos atualmente pela Psicologia, especialmente em questões como a mobilidade humana. “Desta forma, extrapolando e saindo do limite puramente pericial do qual a Psicologia somente faria parte de uma avaliação psicológica. Nós temos muito mais a oferecer em termos de discussão, desde o planejamento das cidades, saúde, trânsito e suas políticas públicas”, destacou o psicólogo.

Garcia diz que é importante que a Psicologia ocupe esses espaços, de forma a participar mais da gestão pública do trânsito. Segundo ele, todas as temáticas envolvendo trânsito e mobilidade das reuniões serão objeto de discussão do plenário do CFP.

Estrutura

As Câmaras Temáticas, órgãos técnicos vinculados ao Conselho Nacional de Trânsito – Contran – têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões do Conselho, nos termos do Art. 13 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Contran é formada por 18 membros titulares e igual número de suplentes para um mandato de dois anos, admitidas reconduções, selecionados pelo diretor do Denatran e nomeados pelo ministro das Cidades.  Para o próximo biênio, nove órgãos, incluindo o CFP, mudaram seus representantes. Outros cinco são novos na estrutura, sendo esses: Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran/MS), Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Centran/PR), Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS).