Notícias

27/06/2016 - 14:53

Debate online enfoca Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Suas

A atividade será transmitida ao vivo na quarta-feira (29), das 15h às 17h, no canal do CFP no YouTube

Debate online enfoca Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Suas

A Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Suas é tema do próximo debate online que a Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima quarta-feira (29), às 15h.

O bate-papo terá a mediação de Meire Nunes Viana, integrante da Conpas, e contará com a participação de três profissionais de Psicologia que atuam na Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Caroline de Souza, psicóloga Abrigo Lar Filhos da Bênção, em Poços de Caldas (MG); Gardênia Furtado Lemos, diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Goiânia (GO); e Michelle Oliveira e Souza Silva, psicóloga do Serviço de Acolhimento para Homens em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Setra) da Prefeitura de Fortaleza (CE).

A Alta Complexidade abrange quatro serviços (Acolhimento Institucional, Acolhimento em República, Acolhimento em Família Acolhedora e Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências), que oferecem atendimentos socioassistenciais às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social por ameaça, violência ou violação de direitos, cujos vínculos familiares e comunitários se encontram sob ruptura ou grave comprometimento, em caráter transitório ou permanente e que demandam intervenções especializadas.

Os equipamentos que integram o segmento da Proteção Social Especial de Alta Complexidade com competência de gestão estadual e com a possibilidade de gestão consorciada com os municípios incluem as casas de passagem, os abrigos institucionais, as casas-lares, as residências inclusivas, as repúblicas e as residências de famílias acolhedoras.

A atividade será transmitida ao vivo na quarta-feira (29), das 15h às 17h, no link: https://www.youtube.com/watch?v=2RzPrU6N3Rc

Perguntas podem ser enviadas para o e-mail eventos@cfp.org.br, ou via redes sociais, com a hashtag #PsicologianoSuas.

Consulta pública

Até 14 de julho, os (as) profissionais de Psicologia podem ajudar a definir novos parâmetros para sua atuação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou consulta pública online para a elaboração de nota técnica com essa finalidade.

Pelo formulário eletrônico é possível propor alteração do texto (sugerindo nova redação), exclusão de trechos ou inclusão de novos parâmetros. O documento-base e as orientações para participar estão disponíveis neste endereço.