Notícias

12/05/2015 - 14:41

Debate para oficializar Dia do (a) Psicólogo (a) ressalta importância e conquistas da categoria

Começo da semana também foi marcado por vitória da categoria. Nesta semana, após articulação do CFP, a mesa da Câmara aceitou requerimento que pedia o desapensamento dos PLs do piso salarial e das 30 horas. Propostas agora irão tramitar em separado. O PL do piso salarial na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara e o das 30 horas na Comissão de Seguridade Social e Família.

Debate para oficializar Dia do (a) Psicólogo (a) ressalta importância e conquistas da categoria

A importância dos (as) Psicólogos (as) e a defesa da categoria que hoje atua em diversas áreas da sociedade, foi o ponto principal da abordagem dos profissionais que participaram da audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (12). A audiência pedida pelo deputado Dr. Jorge Silva (PROS/ES) teve como objetivo ouvir representantes da área para que seja apresentado um Projeto de Lei oficializando o Dia do (a) Psicólogo (a).

audienciapublica

Para a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Monteiro Borges, uma das debatedoras da audiência pública de hoje, oficializar esse  dia será uma forma de fazer com que a sociedade reconheça e conheça, ainda mais, o trabalho e a áreas de atuação onde estão presentes os 250 mil profissionais que representam a categoria em todo o país.

“A trajetória dos profissionais de psicologia começou em consultórios, foi ampliada, e hoje 50% da categoria atua em outros setores. A atuação do (a) Psicólogo (a) não se restringe a questões de saúde e doença. É uma área abrangente, mas que ainda carrega estereótipos. Cuidamos da sociedade em sua totalidade e é isso que a sociedade precisa reconhecer. Por isso a importância de uma data oficial para a categoria. Comemoraremos com a sociedade todos os avanços da nossa profissão, além de tornar cada vez mais público a nossa contribuição no mundo das relações pessoais e de trabalho”, destaca a presidente do CFP.

“A apresentação do Projeto será mais uma ação para valorizar o trabalho do profissional de psicologia”, disse o deputado Dr. Jorge Silva, propositor da audiência pública, lembrando em sua fala de mais dois projetos importantíssimos para a categoria, e que estão em tramitação no Congresso.

Um deles, de sua autoria, o PL 1015/2015, fixa o piso salarial para os (as) Psicólogos (as).  O outro, o PL 769/2015, institui as 30 horas semanais para psicólogos (as) sem redução salarial e foi apresentado por  Felipe Bornier (PSD/RJ)

Para o diretor do Instituto de Psicologia da UNB, Hartmut Gunter, oficializar o Dia do (a) Psicólogo (a) é fazer com a sociedade tenha o entendimento da abrangência da atuação da categoria.

Já a coordenadora do Curso de Psicologia do UniCEUB, Simone Roballo, enfatizou que em 53 anos de regulamentação da profissão de Psicólogo (a), grande parte da população não tem a noção de que os profissionais atuam além das áreas mais conhecidas como clínica, escolar e do trabalho. Ela declarou  seu apoio ao PL para oficializar a data. “Reconhecer esse dia é uma forma de mostrar por meio de ações o quanto estamos trabalhando junto à sociedade na prevenção e no cuidado da população”, destacou Simone.

A audiência contou com a participação de diversos deputados que também são psicólogos de formação e apoiadores do Projeto. Entre eles a deputada Érika Kokay (PT/DF), o deputado João Marcelo Souza (PMDB/MA), o deputado Jorge Solla (PT/BA) e Luis Carlos Busato (PTB/RS).

Para Erika Kokai (PT/DF) em uma sociedade que ultimamente anda embrutecida, oficializar o dia do (a) Psicólogo (a) é valorizar esses profissionais que “buscam no olhar, diluir comportamentos e desejos que constroem essa postura desumana”.

“É preciso garantir a presença do (a) Psicólogo (a) em todas as políticas públicas. Em tempos de intolerância, a psicologia está preparada para identificar e dialogar com o “humano”, disse a deputada.

O Dia do (a) do Psicólogo (a) já é comemorado no dia 27 de agosto, mesmo dia em que a profissão foi regulamentada pela Lei 4.119/62. Para que a data seja prevista em lei é necessário um Projeto que só poderia ser apresentado, após o Congresso ouvir as partes envolvidas.

  Vitória da categoria:  PLs do Piso e 30 horas

Nesta semana, após articulação do CFP, a mesa da Câmara aceitou requerimento que pedia o desapensamento dessas duas propostas. Com esse desapensamento, os projetos vão tramitar em separado, o que pode garantir mais celeridade em sua análise e aprovação. O PL do piso salarial tramitará agora na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara e o das 30 horas na Comissão de Seguridade Social e Família.