Notícias

26/03/2015 - 15:43

Deputado reapresenta PL 30 horas semanais sem redução salarial

Para a presidente do CFP, Mariza Borges, o momento é oportuno para a reapresentação do projeto de lei

Deputado reapresenta PL 30 horas semanais sem redução salarial

O deputado Federal Felipe Bornier (PSD-RJ) reapresentou, às 21h desta terça-feira (17), o projeto de lei que fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho profissionais da Psicologia, “sendo vedada a redução de salário para a categoria”. O PL n. 769/2015 segue a mesma redação do nº 3.338/2008, de autoria do mesmo deputado, que teve um veto presidencial mantido em votação Congresso no último dia 11 de março.

Em mensagem de apoio enviado aos parlamentares, o deputado apresenta alguns argumentos para a reapresentação do PL, entre eles, que, na data da votação do veto ao PL, “o presidente da sessão encerrou a votação em 20 minutos depois de sua abertura, não dando a oportunidade de voto a muitos dos colegas parlamentares”. Ainda de acordo com a carta, “dos pouco mais de 300 deputados que conseguiram registrar seu voto, 205 eram pela derrubada do veto. Daqueles que não conseguiram chegar a tempo para votar, a maioria manifestou também seu voto pela derrubada”.

Para a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, o momento é oportuno para a reapresentação. “É muito importante que o deputado tenha reapresentado esse mesmo PL que já foi aprovado nas duas casas parlamentares e em todas as comissões que passou”, apontou.  Sobre expectativa, apesar da apreensão em razão do tempo para a votação do PL, Mariza acredita serem boas as chances, tendo em vista o apoio declarado pelas lideranças dos partidos. “Se eles mantiverem as posições, temos chances razoáveis do novo projeto de lei ser aprovado”.

O PL n. 769/2015 “altera a Lei nº 4.119, de 27 de Agosto de 1962, que ‘dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo”.

Saiba mais sobre a luta da categoria pela jornada semanal de 30 horas: http://bit.ly/187ReIQ