Notícias

29/04/2016 - 12:08

Dois filmes em cartaz abordam loucura e saúde mental

“Nise – O Coração da Loucura” está em salas de todo o país e “A Loucura entre Nós” participa, neste fim de semana, de mostra em Brasília

Dois filmes em cartaz abordam loucura e saúde mental

Dois filmes nacionais recém-lançados tratam sobre o tema da loucura e da saúde mental. “A Loucura entre Nós” participa, neste fim de semana, de mostra de cinema em Brasília e “Nise – O Coração da Loucura” está em cartaz em todo o país.

O primeiro aproxima sua câmera de personagens e suas histórias em um hospital psiquiátrico e lança um olhar sobre o limiar do que é considerado sanidade e loucura. Já o segundo apresenta a história da médica Nise da Silveira (1905-1999), que impôs uma visão humanista nos hospícios brasileiros.

A diretora de “A Loucura entre Nós”, Fernanda Vareille, e sua equipe tiveram como ponto de partida a Criamundo, ONG de reinserção no mercado de trabalho de pacientes psiquiátricos, sediada no Hospital Juliano Moreira, em Salvador. O documentário é livremente inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras.

Em entrevista ao Conselho Federal de Psicologia (CFP), Vareille conta que a primeira impressão ao entrar em um hospital psiquiátrico a levou a uma visão ingênua sobre loucura e liberdade diante das amarras sociais. “O processo longo de filmagem me permitiu amadurecer o olhar”, diz a cineasta, formada em Cinema pela Sorbonne Nouvelle e em Jornalismo de TV pela Universidade de Londres. “Nesse primeiro momento eu associei a loucura com a liberdade. No início eu romantizava, via até poesia no hospital. Isso desapareceu quando amadureci o meu olhar, e esse tempo de três anos foi fundamental para esse processo.”

Lembrando frase da personagem principal, Leonor – “A loucura é uma coisa tão louca, tão louca que nem parece loucura” –, a diretora destaca que o filme demonstra que o limite da normalidade não é tão claro e que ela também não se habilita em delimitar conceitos.

Além de buscar desmistificar o conceito, a produção mostra o cotidiano de um hospital psiquiátrico e o trabalho com os pacientes feito pela Criamundo. “O filme é sobre as pessoas, mas eu precisava mostrar o universo daquelas pessoas envolvidas, e isso incluía o hospital”, explica Vareille.

Apesar de não ser uma especialista na temática, ela afirma que tem identificação direta com o Movimento Nacional de Luta Antimanicomial, que acaba de completar 15 anos. “Acredito que a sociedade brasileira ainda precisa conquistar muito mais espaço para a adoção real de modelos de atenção alternativos”, observa.

 Nise

“Nise – O Coração da Loucura” traz à tela críticas relacionadas ao tratamento psiquiátrico com excesso de medicamentos, eletrochoques, lobotomia e o uso de coerção e violência física.

A médica Nise da Silveira buscou terapias alternativas para o tratamento dos pacientes como o convívio com animais domésticos e ateliês de pintura.

Estrelado por Glória Pires e dirigido por Roberto Berliner, o longa-metragem estreou no dia 21 de abril nos cinemas de todo o Brasil.

Nise – O Coração da Loucura (108 min)
Data de lançamento: 21 de abril de 2016
Direção: Roberto Berliner
Elenco: Glória Pires, Simone Mazzer, Julio Adrião
Gêneros: Drama, Biografia
Página oficial: https://www.facebook.com/niseocoracaodaloucura/

A Loucura entre Nós (76 min)
Apresentação na Mostra do Filme Livre
Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília
Dia 01/05, 19h30
Gênero: Documentário
Direção: Fernanda Vareille
Página oficial: https://www.facebook.com/A-loucura-entre-nós-983160775029069/