Notícias

06/10/2006 - 17:23

Domingo é Dia Nacional contra a Baixaria na TV!

No próximo dia 8 de outubro, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e as entidades parceiras da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, dentre elas o Conselho Federal de Psicologia, promovem a 3º Edição do “Dia Nacional Contra a Baixaria na TV”. O tema deste ano é a Publicidade para crianças e adolescentes. O objetivo  do dia  é   buscar a  conscientização da população para que participe do processo de construção de uma TV comprometida com a  qualidade,  a  ética e a diversidade  brasileiras .

Presente em mais de 20% do horário diário da TV, a publicidade está completamente fora dos princípios que formam o tripé das funções da televisão: educar, informar e divertir. Com o objetivo único de vender, a publicidade utiliza -se   das técnicas mais avançadas de persuasão, sendo que os telespectadores mais atingidos são  sempre  as crianças e adolescentes, que são pressionados a mudar seus modos de vida para se adaptarem a um mundo cada vez mais voltado para o consumo.

A campanha espera, com a discussão do tema, mostrar aos telespectadores que, além da televisão ser um bem público ,  é objeto de concessão, e, por isso, sujeita à interferência do Estado e da sociedade. A publicidade, por sua vez, não pertence apenas aos publicitários e anunciantes, mas a todos que,diariamente, são alvo de seus produtos e serviços.