Notícias

04/04/2016 - 12:01

Eleições no Sistema Conselhos acontecem em agosto

Para votar, profissional precisa estar em dia com a anuidade dos CRPs e dados cadastrais atualizados

Eleições no Sistema Conselhos acontecem em agosto

O próximo processo eleitoral para o Sistema Conselhos acontece entre os dias 24 e 27 de agosto de 2016. Nesse sentido, desde o ano passado o Conselho Federal de Psicologia (CFP) vem promovendo uma série de ações – como a enquete sobre a manutenção do voto pela Internet – e produzindo materiais que subsidiem os profissionais sobre esse importante momento de participação da categoria na vida institucional da autarquia.

Para votar, o (a) profissional da Psicologia precisa estar em dia com a anuidade do Conselho Regional de Psicologia correspondente e os dados cadastrais precisam estar atualizados.

O recadastramento pode ser feito aqui. Com a atualização dos dados, os (as) profissionais que residem a mais de 50 km do posto de votação de seu CRP receberão o kit de votação e poderão optar por votar por Internet ou correspondência.

Eleição 2013 em números

De acordo com os dados da última eleição, 84.643 profissionais da Psicologia participaram do pleito, divididos da seguinte maneira: 18.524 votaram por correspondência ou nos postos instalados pelo Brasil e 66.119 deram seu voto, pela primeira vez, de forma online.

A possibilidade do uso pela Internet culminou em um aumento de 13,26% no número total de votantes em relação ao pleito anterior. Em 2010, a participação foi de 74.730 psicólogos e psicólogas com cadastros ativos no CFP.