Notícias

24/10/2008 - 14:54

Entidades pedem a volta da Psicologia no Ensino Médio

Em reunião realizada no dia 11 de junho deste ano, o Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp decidiu propor uma Moção de Apoio ao retorno da Psicologia como disciplina obrigatória do Ensino Médio. De acordo com os membros do Departamento de Psicologia da Unicamp, as matérias relacionadas à Ciências Humanas são de grande importância para a formação do estudante quanto cidadão.

A luta pelo reingresso do estudo da Psicologia para os alunos do Ensino Médio é defendida pelas mais sérias entidades da Psicologia do país. O Conselho Federal de Psicologia, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, além do Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira defendem que a Psicologia deve sim, fazer parte da grade curricular nas escolas de Ensino Médio.

Note-se que  matérias relativas às Ciências Humanas como a Psicologia, Sociologia e  Filosofia já compuseram a grade escolar do Ensino Médio brasileiro, mas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instituída em 11 de agosto de 1971, excluiu essas disciplinas do ensino público.