Notícias

01/08/2011 - 14:48

Entidades se reúnem para discutir política de defesa civil

 

O Conselho Federal de Psicologia em conjunto com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e a Cáritas Brasileira realiza encontro, no dia 9 de agosto de 2011, para discutir o controle social na política de defesa civil.
O encontro será realizado em Brasília e foram convidadas mais de cem entidades representativas de movimentos sociais, profissões, iniciativas relacionadas à reforma urbana e de pessoas atingidas por desastres.
O encontro pretende debater a proposta de construção de uma articulação permanente em torno do tema da defesa civil no Brasil, criando um fórum nacional. Em 2010, foi realizada a Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária e passado um ano de sua realização, as decisões da Conferência ainda não receberam devida atenção.
Segundo o documento que convoca o encontro, a representação da sociedade civil no espaço do Conselho Nacional de Defesa Civil continua aquém daquilo que foi defendido pela Conferência. E alerta que a pouca atenção dada às deliberações da Conferência faz com que o tema da Defesa Civil possa correr o risco de voltar a ser tratado como algo restrito à sua dimensão tecnológica, às iniciativas de organismos estatais ou mesmo de alguma corporação.
Por isso, as entidades que propõe a realização do encontro acreditam ser importante a articulação em torno do tema. Dessa forma, o acompanhamento e a colaboração nos programas de prevenção ganhariam força, a avaliação do trabalho realizado ganharia legitimidade, a verificação da aplicação dos recursos empregados no tema da Defesa Civil ganharia profundidade e a transversalidade das ações ganharia um corpo unificador a partir da percepção que sofrem a intervenção da proteção civil.
De acordo com o planejamento estratégico unificado para o tema da Psicologia das emergências e desastres, os conselhos regionais também farão articulações com as entidades da sociedade civil que estão organizadas para a construção do controle social dessa política pública nos estados.