Notícias

08/05/2015 - 17:11

Envie aos deputados sua carta contra a redução da maioridade penal

O CFP reafirma posicionamento contrário a redução da maioridade penal, diretriz indicada pelo Sistema Conselhos de Psicologia durante o VI Congresso Nacional da Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está disponibilizando a carta (abaixo) enviada pela autarquia aos deputados federais, em abril, a respeito da PEC n° 171/1993 sobre a redução da maioridade penal, além de uma listagem completa com nome, estado e e-mail dos parlamentares para que você encaminhe a sua manifestação por e-mail.

No texto, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reafirma posicionamento contrário à redução da maioridade penal, lembrando que esta foi uma das diretrizes indicadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia durante o VI Congresso Nacional da Psicologia, em 2007. A partir desta ocasião, o CFP tem defendido esse posicionamento, produzindo publicações, participando de audiências públicas e atuando por meio de suas representações junto ao CONANDA, FNDCA e Rede Nacional da Primeira Infância.

Como a pressão da categoria sobre os parlamentares se faz fundamental neste momento, caso tenha interesse, copie o texto, cole no corpo de um e-mail e encaminhe-o aos parlamentares de seu estado.

Sobre a tramitação de PEC

A PEC 171/1993 altera o artigo 228 da Constituição da República e reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos. A proposta teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania no mês passado, em meio a discussões e protestos, depois de quase 22 anos de tramitação.

PT, Psol, PPS, PSB e PCdoB votaram contra a proposta. Foram favoráveis PSDB, PSD, PR, DEM, PRB, PTC, PV, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB. Já outros partidos liberaram suas bancadas porque haviam parlamentares contra e a favor: PMDB, PP, PTB, PSC, SD, Pros, PHS, PDT, e PEN.

A proposta ainda precisará do voto favorável de pelo menos 308 deputados em dois turnos no plenário. Se aceita, a emenda constitucional ainda passará pelo Senado Federal.

 

Local, XX de XXXX de 2015.

À Sua Excelência o Senhor (NOME DO CONGRESSISTA)

 

Assunto: Parecer do CFP sobre a redução da maioridade penal (PEC n° 171/1993)

 

Excelentíssimo Senhor Deputado,

 

1. Cumprimentando cordialmente V.Exa, informamos que o Conselho Federal de Psicologia – CFP, além de regulamentar, orientar e fiscalizar o exercício profissional, deve promover espaços de discussão sobre os grandes temas da Psicologia que levem à qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à sociedade.

2. No que tange a matéria da inimputabilidade penal, o VI Congresso Nacional da Psicologia, em 2007, aprovou diretrizes para o Sistema Conselhos de Psicologia, que indicaram a atuação contra a redução da maioridade penal. Desde então, o CFP tem defendido esse posicionamento, produzindo publicações, participando de audiências públicas e atuando por meio de suas representações junto ao CONANDA, FNDCA e Rede Nacional da Primeira Infância.

3. Em vista da apreciação da Proposta de Emenda a Constituição – PEC nº 171/1993 pela Comissão Especial, o CFP reafirma seu posicionamento, e pede o apoio de V. Exa. para rejeitar todas as PECs que estabeleçam a redução da maioridade penal.

4. Colocamo-nos a disposição de V.Exa. para prestar os esclarecimentos necessários.

 

Respeitosamente,

 

(SEU NOME)

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.