Notícias

17/03/2017 - 18:36

Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica tem nova composição

Presença de representantes da ASBRo e do Ibap marca retomada do diálogo com as entidades da Psicologia

Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica tem nova composição

Os novos integrantes da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para o triênio 2017/2019 tomaram posse nesta sexta-feira (17). Uma das grandes novidades é o caráter democrático da atual composição, que ganhou um importante reforço com a inclusão de representantes da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap), que são instituições de referência nacional quando na área da avaliação psicológica.

Antes dar início à primeira reunião, os membros da CCAP foram recebidos pela Diretoria do CFP. Ao dar as boas-vindas, o presidente, Rogério Giannini, ressaltou a função social da comissão. “Essa é uma comissão estratégica por lidar com algo fundamental para a proteção da sociedade brasileira que são os testes psicológicos. Temos de resguardar para que esses instrumentos nunca sejam usados como forma de controle, mas possam contribuir para avanços da ciência Psicológica, dos conhecimentos sobre a diversidade humana”, afirmou.

A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica é composta cinco psicólogas e três psicólogos das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. A coordenação dos trabalhos é feita por dois conselheiros federais: Fábian Rueda, da Universidade São Francisco/SP, e Daniela Zanini, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO).

“A posse desta comissão concretiza o retorno do diálogo com as entidades, numa demonstração de que o XVII Plenário entende que CFP não pode ser o único representante da Psicologia brasileira”, afirmou o conselheiro Pedro Paulo Bicalho. “Houve um entendimento das próprias entidades de que a CCAP deveria agregar experiência e renovação”, complementou o coordenador Fábian Rueda, ao explicar que a formação atual reúne psicólogos que já atuaram na comissão e outros estreantes.

Com mandato de três anos, os membros da CCAP têm por missão discutir e propor diretrizes, normas e resoluções sobre avaliação psicológica, além de conduzir o processo de avaliação dos instrumentos psicológicos por meio do Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (Satepsi).Na visão da coordenadora Daniela Zanini, a gestão dialogada com as entidades e o compromisso ético com a Psicologia enquanto ciência e profissão serão os grandes pilares do trabalho da CCAP até 2019.

Nesta primeira reunião do ano, a Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica tratou dos seguintes assuntos: análise da situação atual dos trabalhos da CCAP; avaliação de testes no Satepsi; revisão e atualização de documentos de acordo com as demandas atuais da área. A comissão também confirmou presença no 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, que será realizado de 2 a 5 de maio em Florianópolis/SC.

Composição CCAP – gestão 20017/2019

Coordenação

Fábian Rueda (Universidade São Francisco/SP)

Daniela Zanini (Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO)

Região Centro-Oeste

Ana Cristina Resende (Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO))

Região Nordeste

Lucila Moraes Cardoso (Universidade Estadual do Ceará (UECE))

Josemberg Andrade (Universidade Federal da Paraíba (UFPB))

Região Sudeste

Ana Paula Noronha (Universidade São Francisco/SP)

Felipe Valentini

Universidade Salgado de Oliveira (Universo/RJ)

Região Sul

Caroline Reppold (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre)